TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/05/16 - Em crise, hospital da USP limita atendimento pediátrico
Desde 20/04, o pronto-socorro infantil do Hospital Universitário da USP passou a abrir as portas somente durante o dia, entre 7h e 19h.
Após esse período, apenas casos emergenciais são atendidos no local. A limitação é decorrente do déficit de especialistas provocado pelo Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) e pela suspensão de novas contratações na Universidade de São Paulo, em função da crise econômica.

imagem
Hospital Universitário da USP


De acordo com a Superintendência do HU, os usuários estão sendo orientados a procurar as unidades da rede municipal que dispõem de pediatras.

Atualmente, somente um especialista dá plantão na unidade. O Sindicato dos Médicos, que realizou na tarde desta segunda-feira, 25, assembleia com os funcionários para discutir a situação do PS, exige a contratação imediata de médicos, enfermeiros e técnicos em número suficiente para que o serviço volte a funcionar, e com qualidade, durante todo o dia.

"A falta de médicos está gerando uma condição de trabalho insustentável para aqueles que tentam manter o atendimento à população. Chegamos ao ponto de termos médicos que pedem demissão espontaneamente por conta disso", diz o diretor do Simesp, Gerson Salvador. A entidade informou que enviará um documento sobre a precariedade do sistema para a administração do HU e para a reitoria da USP.

A crise na instituição teve início em 2014, quando o corpo clínico do hospital começou a ser reduzido. Segundo o Simesp, de lá pra cá um total de 213 profissionais aderiram ao PIDV, prejudicando o atendimento à população. A restrição em vigor desde a semana passada sobrecarrega ainda mais os demais serviços públicos da saúde na capital - a procura por pediatras aumentou com o surto de H1N1.

"O corpo clínico do pronto-socorro do HU precisa ser reconstituído com urgência, pois todos os PSs já estão com sobrecarga no atendimento, tornando impossível absorver essa população que estará desamparada e garantir a qualidade na assistência à saúde", finaliza Salvador, em nota.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas