TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
29/02/16 - Funcionários podem tratar casos médicos de alta complexidade no Hospital do Coração
Colaboradores e seus dependentes podem solicitar uma segunda opinião do corpo clínico do Hospital e realizar o tratamento na própria instituição
Rosemeire Santos, técnica de enfermagem da UTI adulto do HCor, descobriu em dezembro de 2015 que tinha câncer de mama. Casada, mãe e recém formada em enfermagem, ficou desesperada. Rose procurou um médico pelo plano de saúde, que recomendou a remoção do tumor e explicou o tratamento. Já com cirurgia marcada, comunicou a situação à sua chefia e foi orientada a pedir uma segunda opinião no HCor.

Quando chegou à sala de Elaine Menezes, Coordenadora de Enfermagem do Trabalho e Qualidade de Vida, Rose estava fragilizada e mal conseguia falar sobre o assunto. O acolhimento e o suporte dados pelo hospital ajudaram a encarar o tratamento de frente. “No HCor fui tratada como alguém importante”, afirma a técnica de enfermagem.

O caso de Rose é mais um entre os cerca de 30 funcionários e dependentes do HCor que já utilizaram o benefício de Atendimento Interno de Tratamentos de Alta Complexidade desde 2013. O suporte oferecido vai desde o primeiro agendamento até o pós-operatório.

Em parceria com o Coordenador Médico do HCor, Dr. Michel Bittar, Elaine explica que uma análise dos procedimentos complexos feitos por colaboradores fora do hospital levantou uma questão: será que o tratamento foi adequado? “Começamos com a segunda opinião de um médico do HCor para avaliar se o procedimento e o tratamento eram indicados e necessários”, explica.

Rose, por exemplo, passou por consultas e fez uma bateria de exames para decidir qual o melhor tratamento. Teve a cirurgia remarcada para o meio do ano e fará quimioterapia por seis meses para tentar evitar a mastectomia total. Este é um benefício único oferecido pelo HCor. “Os objetivos deste projeto são o acolhimento diferenciado para o funcionário quando ele mais precisa, com garantia de qualidade, segurança e excelência no atendimento”, afirma Elaine.

Segundo Elaine, a iniciativa é reflexo direto da cultura do hospital: “Este cuidado vem das superintendências, da gerência do RH e de todas as equipes do Time HCor. Tenho um suporte muito grande”, conta.

Como tem acesso às solicitações feitas ao convênio médico, a enfermeira também faz uma busca ativa, identifica casos e entra em contato com o colaborador. “Em 99% dos casos aceitam”, diz Elaine.

Rose conhecia colegas que já haviam utilizado este benefício, mas o acolhimento e o comprometimento de todos tocaram a colaboradora. “Não sabia que o benefício tinha esta dimensão”, afirma.


Fonte: HCor – 29.02.2016
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas