TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
19/02/16 - Internet pode potencializar as oportunidades de negócios
Especialista ressalta a importância dos sistemas que promovem a integração dos processos de gestão
Com o objetivo de conscientizar os internautas e compartilhar as melhores práticas de utilização da rede, celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura no dia 7 de fevereiro. A data é promovida para alertar sobre a importância de garantir a segurança das operações realizadas no ambiente digital.

Cada vez mais presentes na vida corporativa, as atividades na internet e as tecnologias revolucionam a gestão das organizações, mas ainda exigem cuidados no dia a dia. Para falar sobre o assunto, entrevistamos o coordenador de tecnologia da informação e da comunicação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Mauro Amaro. Confira:


De que maneira a internet revolucionou a gestão das organizações?

A vasta gama de informações disponíveis na rede propiciou às organizações muitos subsídios para que elas pudessem aprimorar seus processos de gestão, como o benchmarking, o desenvolvimento de novos métodos e indicadores e adoção de modelos, como o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, por exemplo.

Com a facilidade de propagação que a rede proporciona, os modelos de gestão ganharam espaço no ambiente empresarial, pois suas ferramentas customizadas disponíveis na internet deram agilidade ao processo de melhoria da gestão e permitiram medir a eficiência de uma empresa em cada um dos critérios fundamentais para o negócio. Outro avanço é a facilidade de acesso e comparação de indicadores, que deram aos administradores uma forma eficaz de desempenho.


Como as organizações podem usar a internet para aprimorar seus processos de gestão de forma segura?

Por meio de comunidades de Boas Práticas e de fóruns de discussão, as empresas têm um vasto universo para obter referências, benchmarking e indicadores de diversos setores.

Além disso, internamente, a empresa tem disponível sistemas que ajudam a gestão e a integração entre processos, como, por exemplo, os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), que fazem a gestão completa da organização, desde o chão de fábrica até a área financeira, e os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), que gerenciam todos os processos de relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. Antes limitados ao ambiente de rede interno das organizações, esses sistemas ganharam a internet, o que possibilita que os gestores tenham acesso imediato às informações de qualquer lugar.

Mas com toda esta integração e agilidade, é preciso prevenir danos às informações e, consequentemente, aos negócios, ou seja, é importante conscientizar os usuários sobre os riscos de segurança, utilizando como ferramenta uma Política de Segurança da Informação atualizada e que seja de conhecimento de todos que utilizam o ambiente de tecnologia da empresa. Também é importante que o ambiente de infraestrutura de Tecnologia da Informação esteja protegido de ataques e invasões, por meio de software e hardware de bloqueio de ameaças, como, por exemplo, antivírus e firewall.


Qual a importância de prezar pela segurança na internet para a realização de negócios?

De acordo com uma pesquisa sobre Segurança Cibernética realizada pela FIESP, 46% dos ataques de hackers à indústria paulista tem como objetivo as informações sigilosas da organização e de seus clientes. 59% visam à área financeira e 60% acontecem em empresas de pequeno e médio porte.

O vazamento de informações da empresa e, principalmente, de seus clientes, pode ser fatal para a sobrevivência e o crescimento da empresa. Por isso, é preciso implantar soluções de segurança para que os negócios garantam a confidencialidade e integridade das informações tratadas durante as transações. Essas soluções envolvem hardware, software, ferramentas de monitoramento e certificados digitais. A robustez da solução deve levar em conta o tamanho da organização, a criticidade e o volume das transações.


Como as organizações podem usar as informações da internet para identificar mercados de atuação e garantir a satisfação dos clientes?

A internet é um grande oceano, em que milhares de oportunidades podem surgir a qualquer momento, basta saber pescar. Hoje, com a participação das empresas em redes sociais, é possível estreitar o espaço entre cliente-empresa, com o intuito de descobrir realmente o que o consumidor precisa, de acordo com seu negócio.

Para execução desse tipo de trabalho, é preciso ter uma boa equipe de marketing digital, que atue juntamente com a equipe de relacionamento com cliente. A interação entre as áreas gera informações adequadas para transformar leads em oportunidades e negócios, bem como para gerar produtos que atendam às expectativas do cliente.

Após a entrega do produto ou serviço, é de vital importância acompanhar o nível de satisfação do cliente, o que hoje pode ser feito por meio das redes sociais, site da empresa na internet, com ferramentas de CRM ou por pesquisas com formulários digitais. Isso garante que se mantenha um constante relacionamento com o cliente, conhecendo suas expectativas, frustrações e necessidades.


Fonte: FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas