TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/03/15 - Hospital Moinhos de Vento tem projeto de competitividade sustentável
Um projeto inovador poderá mudar a realidade de mais de 9 mil organizações filiadas ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Em parceria firmada em julho de 2014, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) disponibilizou aos associados do PGQP os serviços do Laboratório de Competitividade Sustentável (LACOS) para consultorias integradas de gestão.
O LACOS tem como objetivo estimular a competição sustentável entre representantes da iniciativa privada, de órgãos públicos e do terceiro setor por meio da orientação acadêmica em temas como diagnóstico, pesquisa, metodologia, consultoria e inovação.

A iniciativa possui a inovação na sua essência, sendo o primeiro do Brasil a unir universidade e organizações com este foco, destacando a percepção das entidades envolvidas em atender a um volume grande de demandas na área. “Nós estamos vivendo um momento histórico, com desafios cada vez mais complexos. As organizações estão inquietas, com muitos questionamentos e aqui nós poderemos somar conhecimentos diferentes para gerar algo muito maior”, explica o secretário Executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry.

O Hospital Moinhos de Vento integra o quadro de instituições mantenedoras do projeto, atuando na definição das diretrizes, das linhas de pesquisas desenvolvidas e suas consequentes aplicações práticas.

“A competitividade deve ser tratada com uma ampla visão de futuro”, defende Melina Moraes Schuch, coordenadora da área de Gestão de Inovação e Processos do Hospital Moinhos de Vento. Para ela, os modelos de negócio estão passando por uma grande transformação e é necessário que as organizações estejam atentas a este movimento. “Estamos falando de sustentabilidade financeira aliada à causas sociais e ambientais, tanto as organizações privadas como as públicas buscam cada vez mais a inovação conjunta com a sociedade”, explica.

Segundo o Dr. Paulo Sanvitto, outro responsável pela representação do Hospital no projeto, “a expectativa é aprofundar cada vez mais o conhecimento científico sobre os temas Competitividade e Sustentabilidade para aplicá-lo na gestão das organizações”.


Fonte: Hospital Moinhos de Vento – 30.03.2015
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Mais Recentes
O impacto da pandemia no futuro dos espaços em saúde 22/09/20
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas