TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/10/14 - Ranking 2014: Cinco hospitais brasileiros estão entre os 20 melhores da América Latina
Pelo sexto ano consecutivo, o hospital Albert Einsten, de São Paulo, é o primeiro colocado no ranking da AméricaEconomia Intelligence
Cinco hospitais brasileiros estão entre os 20 melhores hospitais da América Latina, segundo o ranking de 2014 feito pela AméricaEconomia Intelligence. O hospital Israelita Albert Einsten (São Paulo) é considerado o melhor da região pela sexta vez consecutiva.

Os outros hospitais brasileiros que aparecem entre os 20 melhores são: Hospital Samaritano (SP - 6º lugar), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP - 12º), Hospital Moinhos de Vento (RS - 17º), Hospital São Vicente de Paulo (RJ - 20º). Há ainda o Hospital Edmundo Vasconcelos (SP) em 22º lugar.

O ranking é feito pela Revista América Economia desde 2009 e leva em consideração dados que analisam a gestão dos hospitais em seis parâmetros: Segurança e Dignidade do Paciente, Capital Humano, Capacidade, Gestão do Conhecimento, Eficiência e Prestígio.


O que o ranking mede?

Segurança e Dignidade do Paciente (25%)
Trata dos indicadores de processos e dos resultados que permitem minimizar riscos hospitalares e do quesito transparência.

Capital Humano (25%)
Considera-se a análise da equipe médica, da enfermaria e da gestão hospitalar.

Capacidade (20%)
Trata dos indicadores e da quantidade de internações, leitos, especialidades e subespecialidades médicas, exames de laboratório e cirurgias, além de investimentos.

Gestão do Conhecimento (10%)
Indicador que permite medir a capacidade de gerar, obter e difundir a vanguarda do saber médico da instituição.

Eficiência (10%)
Considera as variáveis de eficiência médica, como taxas de ocupação de leitos e salas de cirurgia, eficiência financeira (balanços e demonstrações de resultado) e os mecanismos de gestão da qualidade.

Prestígio (10%)
Considera, por meio de pesquisa, a opinião dos médicos dos hospitais participantes e dos leitores de AméricaEconomía cadastrados no portal web, além de marcos, conquistas e alianças estratégicas alcançadas pelas instituições.


O ranking com os Melhores Hospitais na América Latina cada vez mais ganha novos adeptos. Em 2009, apenas seis das instituições listadas tinham a Joint Commission International (JCI), a mais reconhecida de todas as acreditações nesse ramo. Na análise deste ano, são donos do cobiçado selo 14 das 42 instituições presentes no ranking.

O presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, em entrevista nova aba exclusiva à AméricaEconomia Brasil, explica o porquê desse sucesso e defende maior aproximação entre as instituições públicas e as privadas.


Fonte: http://americaeconomiabrasil.com.br/
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas