TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/09/14 - Impacto financeiro do medo de cometer erro médico em hospitais
A judicialização da saúde; médicos subordinados a juízes e promotores
Um dos maiores medos dos médicos americanos é a de sofrerem processos judiciais por erro no atendimento. Em pesquisa realizada recentemente, foi constatado que mais de 70% dos médicos entrevistados nos EUA, já tinham sido processados por má prática ao longo de suas carreiras. O impacto deste medo é mostrado em pedidos de testes excessivos e altos custos desnecessários para os tratamentos.

A, assim chamada, “medicina defensiva”, nome dado ao abuso de pedidos de testes e procedimentos por medo de processos, custa, em média, $46 bilhões, todos os anos, naquele país. Esta previsão foi feita de maneira indireta, avaliando o comportamento de médicos mas já mostra o impacto que isto pode ter nos custos finais do sistema.

Estes valores, transformados em "per capita", mostram que a média do custo de um paciente é de $1.695 e, desses, $226, são gastos desnecessários, efetuados pela “medicina defensiva”.
Segundo a visão de alguns analistas americanos, os médicos passaram a pedir exames desnecessariamente sem que ao menos se dêem conta disso. O que é por medo passou a ser rotina clínica e eles não deixam de pedir um exame caso considerem necessário para estarem seguros. Afinal, “não custa nada”. O exame radiológico, proporcionalmente, é o mais pedido, seguido de exames cardiológicos e de patologia clínica. Todos estes representam algum receio de cometer erros o que se reflete nos custos. Também se deve pensar que o valor do tempo livre de um médico se transforma em capacidade improdutiva, ou seja, um paciente com um pedido de exame desnecessário atrasa o procedimento para um paciente que realmente precisa dele.


Fonte:- Portal Empreender Saúde
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Exame de Obtenção de Título de Especialista em Medicina Preventiva e Social e Certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde 2020
Webinar - A Arquitetura e Engenharia Hospitalar contribuindo para o Controle da Infecção Hospitalar
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Mais Recentes
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Grupo de Indicadores de Enfermagem

apmsompas