Histórico
A idéia da criação do CQH se inspirou nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos EUA, e resultou de ampla discussão entre diversas entidades ligadas ao atendimento médico-hospitalar no Estado de São Paulo, catalisada pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. As reuniões iniciais para discussão do projeto em 1989-1990, aconteceram na sede daquele órgão, na avenida São Luiz e posteriormente, se transferiram para a sede do CREMESP na avenida Domingos de Moraes.
Uma vez iniciado, o Programa se estabeleceu na sede da APM, na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, onde permanece até hoje. Vários participantes daquelas reuniões iniciais representam hospitais ou entidades ligadas aos mesmos e que até hoje estão filiados ao Programa. Após um projeto-piloto em abril de 1991, o CQH iniciou suas atividades em julho do mesmo ano, com o encaminhamento de comunicação a todos os hospitais do Estado de São Paulo (aproximadamente 800 na época), informando sobre os objetivos do Programa, sua metodologia e convidando-os a se filiarem, mediante o preenchimento de um Termo de Adesão.
Aproximadamente 200 hospitais responderam de alguma forma a este apelo inicial e 120 iniciaram ativamente sua participação. Este número caiu para 80, anos depois e hoje está fixado em torno de 200 participantes, sendo que alguns são de fora do Estado de São Paulo.
O que é CQH?
Um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Estimula a participação e a auto-avaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos. Incentiva o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento.
Missão
A missão do Programa é contribuir para a melhoria contínua da qualidade do atendimento nos serviços de saúde mediante metodologia específica.
Visão
Com ética e tradição, seremos reconhecidos por ampliar, compartilhar e inovar o acesso ao conhecimento em gestão de serviços à Saúde até 2020.
Valores do CQH
Ética: O Programa CQH incorpora os valores das entidades mantenedoras e respeita a legislação vigente sob todos os aspectos. A participação no CQH requer integridade e honestidade moral e intelectual.
Autonomia técnica: O Programa CQH tem autonomia técnica para ser conduzido, independentemente de injunções que contrariem os princípios definidos em seus documentos básicos: Missão, Valores, Visão, Estatuto e Metodologia de Trabalho.
Simplicidade: O Programa CQH busca a simplicidade. As regras são adequadas e suficientes à realidade hospitalar brasileira.
Voluntariado: O Programa CQH incentiva a participação voluntária dos hospitais, interpretando a busca da melhoria da qualidade como manifestação de responsabilidade pública e de cidadania.
Confidencialidade: O Programa CQH trata todos os dados preservando a identidade dos hospitais participantes.
Enfoque educativo: O Programa CQH promove o aprendizado a partir da refexão e da análise crítica dos processos e resultados.
Entidades Mantenedoras
- Associação Paulista de Medicina
- Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Entidades Apoiadoras
- Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA - HCFMUSP/EAESP FGV);
- Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS);
- Fundação Nacional da Qualidade (FNQ);
- European Foundation for Quality Management (EFQM);
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) |