Elaboração e implantação de procedimento de solicitação de medicamentos manipulados personalizados
Resumo
Resumo: O intuito da farmacotécnica é contribuir com as demais áreas da farmácia hospitalar, para que esta atenda suas atividades de serviço clínico e auxilie o atendimento ao paciente hospitalizado. Para que o paciente possa usufruir de um serviço de qualidade é necessário um sistema gerencial que reconheça suas necessidades e estabeleça padrões para assegurar a satisfação e recuperação do mesmo. Objetivo: Sistematizar o procedimento de solicitação de medicamentos manipulados. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Setor de Manipulação da Unidade de Farmacotécnica Hospitalar. Foi realizada uma reunião com farmacêuticos participantes para apresentação e validação da ferramenta. Posteriormente foi elaborado um procedimento operacional padrão (POP), fluxograma e formulário de solicitação de medicamento manipulado. O mesmo era preenchido pelos farmacêuticos da central de avaliação de prescrição (CAP) e da assistência farmacêutica à internação (AFI) e encaminhado ao setor de manipulação, onde era feita a análise da viabilidade de manipulação do medicamento. Após a avaliação, a resposta era registrada em uma planilha Microsoft Office Excel® e compartilhada com o profissional solicitante. Ao final da pesquisa foi aplicado um questionário de satisfação para os farmacêuticos solicitantes. Resultados: No período de estudo houve um total de 26 solicitações de medicamentos manipulados, os quais foram requisitados em sua maioria pela AFI, representando 58% (15) dos pedidos. A clínica com o maior número de requisições de medicamentos manipulados foi a UTI da Divisão de Clínica Neurológica com 19% (5) das solicitações. A classe farmacoterapêutica mais solicitadas de acordo com a classificação a Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) foi a de antibacterianos para uso sistêmico, representando 27% (7) dos medicamentos solicitados. Dos 26 medicamentos solicitados 81% (21) foram manipulados. O prazo de entrega dos medicamentos variou de 0 a 3 dias, sendo 57% (12) solicitações manipuladas e atendidas no mesmo dia. A via de administração em que houve o maior número de solicitações foi a oral com 38% (8). Os farmacêuticos demonstraram sua opinião quanto a ferramenta utilizada, avaliando atributos presentes no questionário de satisfação. Obteve-se um retorno de 64% dos questionários de satisfação. Destaca-se positivamente a avaliação dos farmacêuticos relacionada aos quesitos presentes no questionário, em que 100% dos farmacêuticos disseram que a ferramenta proposta deve ser implantada na rotina. Conclusão: A análise dos dados deste trabalho permitiu concluir que a ferramenta proposta para solicitação de medicamentos manipulados é considerada satisfatória e atende às expectativas dos usuários, ainda que algumas alterações e ajustes se façam necessárias.
PALAVRAS CHAVE: Medicamento manipulado, otimização de processos, farmácia hospitalar, boas práticas de manipulação.
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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.71.93
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