Satisfação dos idosos atendidos pela estratégia de saúde da família em um município do interior de Pernambuco

Alaine Santos Parente, Fabíola Olinda de Souza Mesquita, Marcos Renato Oliveira

Resumo


O aumento da população idosa trouxe consigo um grande impacto social, exigindo uma atuação direcionada para este público. É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem idades avançadas com o melhor estado de saúde possível, sendo o envelhecimento ativo e saudável, o principal objetivo. A avaliação da satisfação dos usuários constitui-se em uma importante ferramenta para subsidiar o processo de decisão compartilhada, de forma a se repensar as práticas profissionais e reorganizar o processo de trabalho. O presente trabalho apresentou como objetivo avaliar a satisfação dos idosos atendidos pela Estratégia de Saúde da Família no município de Salgueiro, estado de Pernambuco. Foi realizado estudo descritivo de abordagem quantitativa realizado a partir da aplicação de um questionário referente a utilização e acesso ao serviço, aos idosos que estavam em atendimento em cada unidade de saúde. A maioria dos idosos relatou frequentar o serviço mensalmente, avaliou o atendimento como bom, sentiram confiança na equipe, consideraram o tempo de atendimento suficiente e relataram nunca ter dificuldade na marcação das consultas. Quase a totalidade dos participantes afirmou que não participam de grupos na Unidade Básica de Saúde e não tem conhecimento sobre a realização de atividades educativas. A partir da pesquisa observou-se que a maioria dos idosos apresenta satisfação quanto ao atendimento, no entanto, destaca-se que é preciso avaliar continuamente as práticas voltadas para esse grupo populacional considerando não apenas as atividades assistenciais, mas também práticas preventivas e de promoção à saúde com uma abordagem multiprofissional e intersetorial.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


Garuzi M, Achitti MCO, Sato CA, Rocha SA, Spagnuolo RS. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144–9.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Albuquerque AB, Deveza M. Adesão ao tratamento na prática do Médico de Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde. Porto Alegre: Promef-Artmed. 2009; 3(4):41-72.

Brandão ALRBS, Giovanella L, Campos CEA. Avaliação da atenção básica pela perspectiva dos usuários: adaptação do instrumento EUROPEP para grandes centros urbanos brasileiros. Ciência & Saúde Coletiva. 2013; 18(1):103-114.

Moimaz SAS, Marques JAM, Saliba O, Garbin CAS, Zina LG, Saliba NA. Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis Revista de Saúde Coletiva. 2010; 20 (4): 1419-1440.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2014. Disponível em: << http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2014/estimativa_dou.shtm>>. Acesso em agosto de 2014.

Brasil. Ministério da saúde. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde(CNES)/Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Disponível em: < http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Equipes.asp >. Acesso em setembro de 2014.

Pilger C, Menon MH, Mathias TAF. Características sociodemográficas e de saúde de idosos: contribuições para os serviços de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem set.-out. 2011.

Mastroeni MF, Erzinger GM, Mastroeni SSBS, Silva NN, Marucci, MFN. Perfil demográfico de idosos da cidade de Joinville, Santa Catarina: Estudo de base domiciliar. Rev Bras Epidemiologia. 2007; 10(2): 190-201.

Paskulin LMG, Vianna LAC. Perfil sociodemográfico e condições de saúde auto-referidas de idosos de Porto Alegre. Rev Saude Publica 2007; 41(5):757-768.

Santiago RF, Mendes ACG, Miranda GMD, Duarte, PO, Furtado, BMASM, Souza, WV. Qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família no município de Recife: a percepção do usuários.Ciência & Saúde Coletiva. 2013;18(1):35-44.

Mafra SCT, Silva EP, Fonseca ES, Almeida AV, Freitas NC. O envelhecimento nas diferentes regiões do Brasil: uma discussão a partir do censo demográfico 2010. VI Workshop de análise ergonômica no trabalho. Envelhecimento, como pensar o trabalho, a sociedade e as cidades?.Disponível em:<

Brasil. Ministério da saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Disponível em: . Acesso em novembro de 2014.

Galisteu KJ, Facundim SD, Ribeiro RCHM, Soler ZASG. Qualidade de Vida de idosos de um grupo de convivência com amensuração da escala de Flanagan. Arq Ciênc Saúde. 2006 out/dez;13(4):209-214.

Castro, HCO, Machado LZ, Walter MIMT, Ranincheski SM, Schmidt BV, Marinho DNC et al. A Satisfação dos Usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sociedade em Debate.2008; 14(2): 113-134.

Ministério da saúde. Secretaria de Gestão estratégia e participativa. Relatório da Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS quanto aos aspectos de acesso e qualidade percebida na atenção à saúde, mediante inquérito amostral. 2011.

Lobato MSA. Saúde do Idoso: reflexões sobre o atendimento e o nível de satisfação dos idosos inseridos no Programa HIPERDIA IV Jornada internacional de políticas públicas. Universidade Federal do Maranhão. São Luiz: Maranhão, 2013.

Pereira MJB, Curvo PA, Fortuna CM, Coutinho SS, Queluz MC, Campos LVO et al. Avaliação das características organizacionais e de desempenho de uma unidade de Atenção Básica à Saúde. Revista Gaúcha Enfermagem. 2011;32(1):48-55.

Nery MG, Marcelo VC, Dantas MAA. A Satisfação de Idosos Quanto à Estratégia Saúde da Família, a Partir da Atenção em Saúde Bucal. R bras ci Saúde.2010; 14(1):43-50.

Araujo VR, Valença AMG, Rocha AV. Saúde do Idoso na Atenção Básica de Saúde no Município de João Pessoa: o Olhar do Usuário. Revista brasileira ciências da Saúde. 2012; 16(2):195-204.

Freitas EV, PY l, Cançado FAX, Doll J, Gorzobi ML. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1573p.

Marin MJS, Marques APMF, Feres BOM, Saraiva AKH, Druzian S. A atenção à saúde do idoso: ações e perspectivas dos profissionais. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 2008; 11(2).

Paskulin LMG, Valer, DB, Vianna LAC. Utilização e acesso de idosos a serviços de atenção básica em Porto Alegre (RS, Brasil). Ciência & Saúde Coletiva.2011; 16(6):2935-2944.

Dias FA, Tavares DMS. Fatores associados à participação de idosos em atividades educativas grupais. Rev Gaúcha Enferm. 2013;34(2):70-77.

Araujo MAS, Brito C, Barbosa MA. Atenção básica à saúde do idoso no Brasil: limitações e desafios. Geriatria & Gerontologia. 2008;3(2):122-125.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.68.47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br