Experiências do processo de certificação da qualidade em serviços públicos de saúde assistenciais brasileiros: uma scoping review

Theo Duarte da Costa, Rayssa Horacio Lopes, Sâmia Jamylle Santos de Azevedo, Miria Ribeiro Praça, Camila Matias Nascimento, Bárbara Maria Duarte da Silva, Bianca Pacheco Ribeiro

Resumo


Objetivo: Identificar e mapear experiências do processo de certificação da qualidade em serviços públicos de saúde assistenciais brasileiros. Método: Trata-se de uma Scoping Review, que utilizou a estratégia População (serviços de saúde públicos assistenciais), Conceito (certificação da qualidade) e Contexto (Brasil), com a pergunta norteadora: Quais são as experiências de certificação da qualidade em serviços públicos de saúde assistenciais brasileiros? Os dados foram extraídos para uma planilha adaptada do referencial utilizado e analisados através da estatística descritiva simples, e da análise qualitativa com o apoio do software Iramuteq. Resultados: Experiências de certificação de qualidade em serviços públicos de saúde no Brasil foram predominantes em hospitais de alta complexidade na Região Sudeste, frequentemente documentadas por profissionais da enfermagem. A certificação mais destacada é a da Organização Nacional de Acreditação, mas há um aumento na busca por certificações em diferentes níveis de complexidade e por outras instituições certificadoras. Essas experiências buscam promover mudanças organizacionais que priorizam a qualidade como condição fundamental, dependendo do apoio da gestão para melhorar e manter os serviços. Cinco temas emergiram da análise qualitativa dos estudos: Transformações gerenciais e culturais na acreditação hospitalar: participação e reconhecimento; Impacto da acreditação na segurança do paciente e qualidade da equipe de enfermagem; Impacto da acreditação na qualidade assistencial, satisfação do paciente e produtividade da instituição; Impactos e desafios do estresse na acreditação hospitalar para enfermeiros; e Implementação e monitoramento de certificação de qualidade frente ao aleitamento materno em serviços de saúde. Conclusão: A certificação de qualidade é um mecanismo capaz de promover melhorias na gestão e na prestação de serviços públicos de saúde no Brasil. Identifica-se a necessidade de mais investigações para compreender os impactos a longo prazo da certificação e para explorar suas aplicações em diferentes contextos de saúde.

Palavras-chave: Instituições de Assistência Ambulatorial. Centros de Saúde. Unidades Hospitalares. Atenção Primária à Saúde. Hospitais. Acreditação. Acreditação de Instituições de Saúde.

 

Experiences of the quality certification process in Brazilian public healthcare services: a scoping review

ABSTRACT

Objective: Identify and map experiences of the quality certification process in Brazilian public healthcare services. Method: This is a Scoping Review, which used the strategy Population (public healthcare services), Concept (quality certification) and Context (Brazil), with the guiding question: What are the experiences of quality certification in Brazilian health care publics? The data were extracted into a spreadsheet adapted from the reference used and analyzed using simple descriptive statistics and qualitative analysis with the support of the Iramuteq software. Results: Quality certification experiences in public health services in Brazil were predominant in highly complex hospitals in the Southeast region, frequently documented by nursing professionals. The most prominent certification is that of the National Accreditation Organization, but there is an increase in the search for certifications at different levels of complexity and for other certifying institutions. These experiences seek to promote organizational changes that prioritize quality as a fundamental condition, depending on management support to improve and maintain services. Five themes emerged from the qualitative analysis of the studies: Managerial and cultural transformations in hospital accreditation: participation and recognition; Impact of accreditation on patient safety and quality of the nursing team; Impact of accreditation on quality of care, patient satisfaction and institution productivity; Impacts and challenges of stress on hospital accreditation for nurses; and Implementation and monitoring of quality certification regarding breastfeeding in health services. Conclusion: Quality certification is a mechanism capable of promoting improvements in the management and provision of public health services in Brazil. The need for further investigation is identified to understand the long-term impacts of certification and to explore its applications in different healthcare contexts.

Keywords: Ambulatory Care Facilities. Health Centers. Hospital Units. Primary Health Care. Hospitals. Accreditation. Health Facility Accreditation


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.96.389

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