Fragilidade na capacitação de gestores para atuar na gestão pública da saúde

Maria Aparecida Novaes, Maria Angélica Benetasso, Jani Kenta Iwata, Giovanna Fratin

Resumo


Introdução: O estudo se propõe a analisar as competências essenciais, necessárias e desejáveis aos gestores públicos de saúde. Teve por abrangência os gestores que atuam em Secretarias de Estado da Saúde dos estados do Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná por representar os desenvolvedores da pesquisa, além dos Conselhos de Secretários da Saúde (Estadual-Municipal), Instituições de Saúde Unidades Hospitalares e Ambulatoriais), com desempenho nas diversas áreas: assistencial, apoio técnico e administrativo, com atuação ativa. Objetivo: analisar as competências desejáveis/necessárias ao gestor público de saúde e as competências de domínio/aprendizagem experimental, que nos permita propor subsídios para a implementação de estratégias de desenvolvimento dessas competências, visando a melhoria contínua e o fortalecimento da capacidade de resposta aos desafios da saúde pública. Método: Trata-se de um estudo descritivo e analítico, resultado da aplicação de questionário com 28 perguntas agrupadas em 04 categorias, consideradas a partir do modelo Quinn, por se tratar de uma escala muito utilizada para estudos das competências gerenciais no setor público, são elas: 1) metas racionais, 2) processos internos, 3) relações humanas e 4) sistemas abertos; e aplicado no período de agosto a setembro de 2023. Para a abordagem quantitativa, foram coletados os registros de respostas dos gestores participantes da pesquisa. Resultado: A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas: a primeira, pela caracterização dos participantes da pesquisa segundo estado e esfera de gestão (federal, estatual e municipal); a segunda pelas variáveis de gênero, orientação sexual, raça/cor, faixa etária, nível de escolaridade; a terceira por estado, segundo posição na estrutura organizacional, “líder” ou “líder de outros líderes”; e, por fim, a partir de uma palavra, caracterização central para gestão e significado de gestor de equipe em saúde, seguido da análise do banco de respostas das 28 perguntas. Os gestores participantes da pesquisa, totalizam 216 autodeclarados servidores, constituído por representantes dos estados do Amazonas (20%), Mato Grosso do Sul (31%), Paraná (23%) e São Paulo (18%); sendo 52% de gestores municipais e 45% gestores estaduais. As competências predominantes (necessárias e desejáveis), no grupo de respondentes da pesquisa, dos estados do Amazonas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, segundo o Modelo de Competências Gerenciais de Quinn et al, demonstra que 30,8% apresentam, em grande parte, os modelos de metas racionais e de processos internos, presentes. A pesquisa respondeu satisfatoriamente ao alcance dos objetivos propostos. Porém, pode-se inferir que, a limitação do estudo oportuniza aprofundamento qualitativo em busca de entendimentos mais específicos sobre a função, sobre o contexto de cada unidade. Assim será possível compreender a necessidade de que os gestores desenvolvam novas competências.

Palavras-chave: serviço público, serviço público em saúde, gestores públicos em saúde, competências.

 

Weakness in training managers to work in public health management

ABSTRACT

The study aims to analyze the essential, necessary and desirable competencies for public health managers. It covered managers who work in State Health Departments in the states of Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul and Paraná to represent the research developers, in addition to the Councils of Health Secretaries (State-Municipal), Health Institutions Hospital and Outpatient Units), with performance in different areas: assistance, technical and administrative support, with active involvement. Objective: to analyze the desirable/necessary skills for public health managers and mastery/experimental learning skills, which allows us to propose subsidies for the implementation of development strategies for these skills, aiming for continuous improvement and strengthening the ability to respond to challenges of public health. Method: This is a descriptive and analytical study, the result of applying a questionnaire with 28 questions grouped into 04 categories, considered based on the Quinn model, as it is a scale widely used for studies of managerial skills in the public sector. they: 1) rational goals, 2) internal processes, 3) human relations and 4) open systems; and applied from August to September 2023. For the quantitative approach, records of responses from managers participating in the research were collected. Result: The methodology was developed in four stages: the first, by characterizing the research participants according to state and management sphere (federal, state and municipal); the second by the variables of gender, sexual orientation, race/color, age group, level of education; the third by state, according to position in the organizational structure, “leader” or “leader of other leaders”; and, finally, based on a word, a central characterization for management and the meaning of a health team manager, followed by the analysis of the answer bank of the 28 questions. The managers participating in the research total 216 self-declared employees, made up of representatives from the states of Amazonas (20%), Mato Grosso do Sul (31%), Paraná (23%) and São Paulo (18%); 52% being municipal managers and 45% state managers. The predominant skills (necessary and desirable), in the group of survey respondents, from the states of Amazonas, Mato Grosso do Sul, São Paulo and Paraná, according to the Managerial Skills Model by Quinn et al, show that 30.8% have, to a large extent, models of rational goals and internal processes are present. The research responded satisfactorily to achieving the proposed objectives. However, it can be inferred that the limitation of the study provides the opportunity for qualitative deepening in search of more specific understandings about the function, about the context of each unit. This will make it possible to understand the need for managers to develop new skills.

Keywords: public service, public health service, public health managers, skills

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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.94.376

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