Utilização de ferramentas tecnológicas para a realização da educação médica continuada em anestesiologia

Luís Eduardo Silva Braga, Patricia Mitsue Saruhashi Shimabukuro, Cirilo Haddad Silveira, Adeli Mariane Vieira Lino Alfano, Beatriz Gonçalves Miron, Guinther Giroldo Badessa

Resumo


Introdução: A educação à distância foi fundamental para o processo de ensino e aprendizagem do médico em especialização para que seja possível o fornecimento de informações técnica e científica, além de orientações durante a pandemia COVID-19, onde foi obrigatório o isolamento social, impossibilitando a reunião presencial e aglomerações. Objetivo: demonstrar a importância de ferramentas tecnológicas para a realização da educação continuada para os médicos em especialização da anestesiologia. Métodos: foram utilizados dados obtidos através da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em relação a webinars, atos realizados e informes enviados para a equipe. O período estudado foi de janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Resultados: foram mensurados a presença nos encontros virtuais realizados pelo Centro de Ensino e Treinamento (CET), nos webinars realizados pela SBA e leitura dos informes enviados através de aplicativo de mensagem instantânea. Conclusão: importância e necessidade do desenvolvimento de tecnologias ativas em comunicação de maneira efetiva para disseminação do conhecimento e avaliação da aprendizagem pelos preceptores, além da adequação de todos os envolvidos nesta nova modalidade de ensino.

Palavras-chave: educação médica, ensino à distância, tecnologia, anestesiologia

 

Use of technological tools to carry out continuing medical education in anesthesiology

 

ABSTRACT

Distance education was fundamental to the teaching and learning process to make it possible to provide guidance and knowledge during the COVID-19 pandemic. The objective is to demonstrate the importance of technological tools for carrying out continuing education for the anesthesiology team. Methods: data obtained through the Brazilian Society of Anesthesiology (SBA) were used in relation to webinars, acts performed, reports sent to the team. The period studied was from January 2020 to December 2022. As a result, attendance at virtual meetings held by the Teaching and Training Center (TTC), presence at webinars held by (SBA) and reading of reports sent through the application were observed. instant messaging. Conclusion: the need to develop fast and effective communication for sending knowledge and evaluating learning by preceptors, in addition to adapting everyone involved in this new teaching modality.

Keywords: medical education, distance learning, technology, anesthesiology


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.94.374

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