A importância das soft skills na área da saúde suplementar

Giseli Rodrigues Carvalho

Resumo


O setor de saúde no Brasil vem transformando seu ambiente de negócios em decorrência de novos players cada vez mais eficientes. Com isto, a pressão competitiva e a concentração de mercado impõem-se, somadas à transição do cuidado, o qual deixou de ser centrado na doença e passou a ser centrado na pessoa – um consumidor de saúde, com expectativas e necessidades, que serão atendidas a partir de relações interpessoais com os profissionais envolvidos no cuidado. Sendo assim, é fundamental reconhecer a importância das soft skills necessárias para atuação neste contexto desafiador. O estudo tem como objetivo caracterizar as soft skills no contexto de atendimento na área da saúde suplementar, a partir da categorização das habilidades relacionadas a este mercado de trabalho e seus desafios atuais.  A pesquisa realizada foi qualitativa, com caráter exploratório com delineamento bibliográfico. Foi possível evidenciar que as soft skills que são citadas com maior frequência nesta pesquisa não são novas, e sim apresentam novas configurações, necessárias para a adaptação ao contexto desafiador na área da saúde suplementar. Além disso, o estudo mostrou que o tema soft skills reconhecidas e identificadas como importantes para atuação na área da saúde suplementar é novo e escasso no mundo, principalmente no Brasil, com 46% das publicações identificadas na análise bibliográfica, conteúdo este com maior concentração de publicações (74%) nos últimos 3 anos. Para além destes resultados, o estudo identificou a ambiguidade da taxonomia em nível internacional, como também a ausência de aprofundamento nas habilidades descritas, restringindo assim a listagem das soft skills importantes no contexto de atendimento na área da saúde. O estudo não esgota outras possibilidades de análise, tornando pesquisas futuras relevantes ao abordar desempenho de soft skills em contextos de saúde, possibilitando o desenvolvimento de relações interpessoais efetivas e satisfatórias entre os membros das equipes de saúde, bem como entre estes e os pacientes.

Palavras-chave: saúde suplementar, soft skills, habilidades sociais, atendimento em saúde.

 

The importance of soft skills in supplementary healthcare

ABSTRACT

The business environment of the health area in Brazil has been transforming because of new, increasingly efficient players. In consequence, competitive pressure and market concentration are imposed, added to the transition of care, which is no longer centered on the disease and became centered on the person – a health consumer, with expectations and needs, which will be met based on interpersonal relationships with professionals involved in care. Therefore, it is essential to recognize the importance of the soft skills needed in this challenging context. The study aims to characterize soft skills in the context of supplementary health care, based on the categorization of skills related to this market and its current challenges. The research carried out was qualitative, with an exploratory character with a bibliographical design. It was possible to show that the most frequently mentioned soft skills in this research are not new, but present new configurations, necessary for adapting to the challenging context in the supplementary health area. In addition, the study showed that soft skills is a recognized subject, considered as important to work in the supplementary health area, is new and scarce in the world, mainly in Brazil, with 46% of the publications identified in the bibliographic analysis, with the highest concentration of publications about it (74%) in the last 3 years. In addition to these results, the study identified the ambiguity of the taxonomy at an international level, as well as the lack of depth in the skills described, thus restricting the listing of important soft skills in the context of care in the health area. The study does not exhaust other possibilities of analysis, making future research relevant when addressing the performance of soft skills in health contexts, enabling the development of effective and satisfactory interpersonal relationships between health teams, as well as between them and patients.

Keywords: supplementary health, soft skills, social skills, health care.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


Andrade, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-graduação: Noções Práticas. São Paulo: Atlas 2002.

BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos. Uma Agenda para a Juventude: Síntese de Constatações, Conclusões e Recomendações de Políticas. worldbank.org/. América Latina e Caribe, 2018. Disponível em: https://documents.worldbank.org/. Acesso em: 8 jan. 2023.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Boden, Margaret A. The Creative Mind: Myths and Mechanisms. London; New York: Routledge, 2003.

Bramhall, Elaine. Effective Communication Skills in Nursing Practice. Nurs Stand., v. 29, n. 14, p. 53-59, 2014.

Buccoliero, Luca; bellio, Elena; Mazzola, Maria; Solinas, Elisa. A marketing perspective to "delight" the "patient 2.0": new and challenging expectations for the healthcare provider. BHC Health Service Research, v. 16, n. 47, 2015.

Carlucci, Daniela; Schiuma, Giovanni. The Power of the Arts in Business. Journal of Business Research, v. 85, p. 342-47, 2018.

Cervo, Amado Luiz; Bervian, Pedro Alcino; Silva, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2005.

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Cleveland Metropolitan School District. Facilitator Guide: Communicate with H.E.A.R.T.®. https://my.clevelandclinic.org. 10 p. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/departments/patient-experience/depts/experience-partners/licensed-programs/communicate-with-heart. Acesso em: 19 dez. 2022.

Coelho, Beatriz. Citação Direta: Diferença entre Citação Curta e Citação Longa nas Normas da ABNT. Blog Mettzer. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/citacao-direta-curta-longa/. Acesso em: 10 mai. 2021.

Coelho, Beatriz. Conclusão de Trabalho: Um Guia Completo de Como Fazer em 5 Passos. Blog Mettzer. Florianópolis, 2020. Disponível em: https://blog.mettzer.com/conclusao-de-trabalho/. Acesso em: 10 mai. 2021.

Corbari Corrêa, Glauco. Definição e Desenvolvimento de Competências: Um Paradigma no Processo Estratégico. Estudos do CEPE, n. 41, p. 103-116, 2015.

Creswell, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Dicionário de Português. www.dicio.com.br. 2009. Disponível em: https://www.dicio.com.br/. Acesso em: 12 mar. 2023.

Donaldson, Liam J; Scally, Gabriel. Clinical Governance and the Drive for Quality Improvement in the New NHS in England. BMJ, n. 317, p. 61-65, 1998.

Doyle, Cathal; Lennox, Laura; Bell, Derek. A Systematic Review of Evidence on the Links Between Patient Experience and Clinical Safety and Effectiveness. BMJ Open, 2013;3: e001570. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2012-001570

Durand, Thomas. Forms of incompetence. In: Proceedings Fourth International Conference on Competence-Based Management. Oslo: Norwegian School of Management. 1998.

Durand, Thomas. The Alchemy of Competence: Strategic Flexibility. New York: Wiley, 1998.

Federação Brasileira de Hospitais. Cenário 2022. Brasília, v. 1, 2022. 23 p.

Fernandes, Bruno Henrique Rocha; SANTOS, Luis Gabriel Abravanel; PAULIN, Rosemeri Rosalin; APPIO, Jucelia. Os Impactos das Percepções e Atitudes dos Funcionários sobre a Produtividade e a Qualidade em Empresas de Manufatura. Revista Base (Administração e Contabilidade) da Unisinos, v. 10, n. 3, p. 254-72, 2013.

Gadelha, Carlos Grabois; Safatle, Leandro Pinheiro. Complexo Econômico Industrial da Saúde e os Desafios da Gestão das Políticas de Desenvolvimento do Setor de Saúde no País. In: Quinan, Christiano; Balestrin, Francisco. Gestão em Saúde: Guia Prático para Reconstruir o Futuro. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.

Germann, José Henrique. Valor em Saúde. In: Solenidade de Inauguração Hospital Estadual de Serrana. 2019. Atas [...] Serrana, 2019.

Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Goddard, Tom. Canadian Stroke Best Practice Recommendations: Hyperacute Stroke Care Guidelines. World Stroke Organization, v. 10, p. 924-40, 2015.

Gonçalves Pires Lopes, Claudia Cristina. Re(pensar) a Empregabilidade: A Importância das Soft Skills. Dissertação (Mestrado em Gestão do Potencial Humano) - Instituto Superior de Gestão, 2021.

Gregori, Maria Stella. Financiamento da Saúde. In: QUINAN, Christiano; BALESTRIN, Francisco. Gestão em Saúde: Guia Prático para Reconstrução da Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2022.

Grugulis, Irena; Vincent, Steven. Whose Skill Is It Anyway? Soft Skills and Polarization. London: Sage, 2009.

Hall, Pippa; Weaver, Lynda; Grassau, Pamela Anne. Theories, relationships and interprofessionalism: learning to weave. J Interprof Care, v. 27, n. 1, p. 73-80, 2017.

Han, Heesup; Hwang, Jinsoo. Growing Competition in the Healthcare Tourism Marketing and Customer Relation in Medical Clinics: New and experienced travellers. Current Issues in Tourism, v. 21, n. 6, 2018.

Han, Heesup; Hwang, Jinsoo. Multi-dimensions of the Perceived Benefits in a Medical Hotel and their Roles in International Travelers' Decision-Making Process. International Journal of Hospitality Management, v. 35, p. 100-08, 2013.

Hargie, Owen. Skilled Interpersonal Communication: Research, Theory and Practice. London; New York: Routledge, 2021.

Herzlinger, Regina. Who Killed HealthCare? America's $2 Trillion Medical Problem - and the Consumer-Driven Cure. McGraw Hill Professional, 2007.

Hollis, Brooke; Verma, Rohit. The Intersection of Hospitality and Healthcare: Exploring Common Areas of Service Quality, Human Resources, and Marketing. Cornell Hospitality Roundtable Proceedings, v. 4, n. 2, p. 6-15, 2015.

Hurrell, Scott A. Rethinking the soft skills deficit blame game: Employers, skills withdrawal and the reporting of soft skills gaps. Human Relations, v. 69, n. 3, p. 605-28, 2016.

International Labour Organization. Perspectivas sociais e de emprego no mundo 2015: A Natureza Mutável dos Empregos. https://www.ilo.org. Geneva, 2015. 162 p. Disponível em: . Acesso em: 8 jan. 2023.

Ionos. Soft Skills: Definição e Listas. www.ionos.com. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2023.

Lopes JR, Derson da Silva; Matos, Josmar Sionti Arrais de; Neri, Valdemir; Marinho, Robson Moura; Tavares, Cristina Zukowski. Liderança Autêntica e Desenvolvimento de Soft Skills. Revista Eletrônica Científica do CRA, v. 7, n. 2, p. 120-135, 2021.

Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

Mcclelland, David. Testing for Competence Rather Than for Intelligence. American Psychologist, v. 28, n. 1, p. 1-14, 1973.

Meneses, Consuelo Sampaio, Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira; ANDREAZZA, Rosemarie; ARAÚJO, Elaine Cardoso de; CUGINOTTI, Aloísio Punhagui; REIS, Ademar Arthur Chioro dos. Os Usuários e a Transição Tecnológica no Setor de Saúde Suplementar: Estudo de Caso de uma Operadora de Plano de Saúde. Ciênc. Saúde Coletiva, n. 18, v. 1, 2013.

Menicucci, Telma Maria Gonçalves. Público e Privado na Política de Assistência à Saúde no Brasil: Atores, Processos e Trajetórias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007

Neri, Marcelo. A Nova Classe Média: o Lado Brilhante da Base da Pirâmide. São Paulo: Saraiva, 2011.

NOGUEIRA UGARTE, Odile; ANDRÉ ACIOLY, Marcus. O Princípio da Autonomia no Brasil: discutir é preciso... Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 41, n. 5, 2014.

Oliveira Lima, Tainá; Tavares, Claudia Mara. As Competências Socioemocionais na Formação do Enfermeiro: um Estudo Sociopoético. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, spe 7, p. 72-80, 2020.

Oliveira, Martha; Veras, Renato; Cordeiro, Hésio. A Saúde Suplementar e o Envelhecimento após 19 Anos de Regulação: Onde Estamos? Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, n. 5, 2017.

Pagani, Regina Negri; Kovaleski, João Luiz; Resende, Luis Mauricio Martins de. Avanços na Composição da Methodi Ordinatio para Revisão Sistemática de Literatura. Revista IBICT, v. 46, n. 12, 2017.

PARASCHIVESCU, Andrei Octavian; COTÎRLEŢ, Paul Claudiu. Quality Continuous Improvement Strategies Kaizen Strategy: Comparative Analysis. Economy Transdisciplinarity Cognition. Romania, 2015, p. 12-21. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2022.

Patel, Shradhdhabahen. Habilidades transversais para profissionais de saúde: uma revisão de escopo. theseus.fi. Finlândia, 2021. 40 p. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2023.

Patient Experience Journal, v. 3, 2016. Disponível em: < https://pxjournal.org/journal/vol3/>. Acesso em: 28 mar. 2023.

Penhaki, Juliana. Soft Skills na Indústria 4.0. Dissertação (Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

Ramos, Paula; Bortagarai, Francine Manara. A Comunicação Não-Verbal na Área da Saúde. Revista CEFAC, v. 14, n. 1, 2012.

Sampieri, Roberto Hernández; Collado, Carlos Fernández; Lucio, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2005.

Santos, Fernanda Marsaro dos. Análise de Conteúdo: A Visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.] Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 383-387, 2012.

Sestelo, José Antonio de Freitas; Souza, Luis Eugênio Portela Fernandes de; Bahia, Lígia. Saúde Suplementar no Brasil: Revisão Crítica da Literatura de 2000 a 2010. Saúde em Debate, v. 38, n. 102, 2014.

Silva, Henrique Batista e. Beneficência e paternalismo médico. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 10, supl. 2, 2010.

Soft skills: definição e listas. IONOS. 2019. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2023.

Sousa, Angélica Silva de; Oliveira, Guilherme Saramago de; Alves, Laís Hilário. A Pesquisa Bibliográfica: Princípios e Fundamentos. Cadernos da Fucamp, v. 20, n. 43, 2021.

Sousa, B. M.; Alves, G. M. O papel do marketing de relacionamento nas intenções comportamentais do turismo médico. Jornal de Hospitalidade e Turismo Insights. 2019, p. 224-240.

Treinta, Fernanda Tavares; farias filho, José Rodrigues; sant'anna, Annibal Parracho; rabelo, Lucia Mathias. Metodologia de Pesquisa Bibliográfica com a Utilização de Método Multicritério de Apoio à Decisão. Production, v. 24, n. 3, 2014.

Tussyadiah, Iis P. Factors of Satisfaction and Intention to Use Peer-to-Peer Accommodation. International Journal of Hospitality Management, v. 55, p. 70-80, 2016.

Vecina Neto, Gonzalo; Malik, Ana Maria. Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Wolf, Jason; NIEDERHAUSER, Victoria; MARSHBURN, Dianne; LAVELA, Sherri. Defining Patient Experience. Patient Experience Journal, v. 1, n. 1, 2014.

Woya, Ashenafi. Employability among Statistics Graduates: Graduates’ Attributes, Competence, and Quality of Education. Education Research International, v. 4, 2019.

XU, Min; DAVID, Jeanne M.; KIM, Suk Hi. The Fourth Industrial Revolution: Opportunities and Challenges. International Journal of Financial Research, v. 9, n. 2, 2018.

Yongxin, Liao; deschamps, Fernando; loures, Eduardo de Freitas Rocha; ramos, Luis Felipe Pierin. Past, Present and Future of Industry 4.0: a systematic literature review and research agenda proposal. International Journal of Production Research, v. 55, n. 12, 2017.

Zarifian, Philippe. Objectif Compétence. Paris: Editions Liaisons, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.92.354

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br