A importância das soft skills na área da saúde suplementar
Resumo
O setor de saúde no Brasil vem transformando seu ambiente de negócios em decorrência de novos players cada vez mais eficientes. Com isto, a pressão competitiva e a concentração de mercado impõem-se, somadas à transição do cuidado, o qual deixou de ser centrado na doença e passou a ser centrado na pessoa – um consumidor de saúde, com expectativas e necessidades, que serão atendidas a partir de relações interpessoais com os profissionais envolvidos no cuidado. Sendo assim, é fundamental reconhecer a importância das soft skills necessárias para atuação neste contexto desafiador. O estudo tem como objetivo caracterizar as soft skills no contexto de atendimento na área da saúde suplementar, a partir da categorização das habilidades relacionadas a este mercado de trabalho e seus desafios atuais. A pesquisa realizada foi qualitativa, com caráter exploratório com delineamento bibliográfico. Foi possível evidenciar que as soft skills que são citadas com maior frequência nesta pesquisa não são novas, e sim apresentam novas configurações, necessárias para a adaptação ao contexto desafiador na área da saúde suplementar. Além disso, o estudo mostrou que o tema soft skills reconhecidas e identificadas como importantes para atuação na área da saúde suplementar é novo e escasso no mundo, principalmente no Brasil, com 46% das publicações identificadas na análise bibliográfica, conteúdo este com maior concentração de publicações (74%) nos últimos 3 anos. Para além destes resultados, o estudo identificou a ambiguidade da taxonomia em nível internacional, como também a ausência de aprofundamento nas habilidades descritas, restringindo assim a listagem das soft skills importantes no contexto de atendimento na área da saúde. O estudo não esgota outras possibilidades de análise, tornando pesquisas futuras relevantes ao abordar desempenho de soft skills em contextos de saúde, possibilitando o desenvolvimento de relações interpessoais efetivas e satisfatórias entre os membros das equipes de saúde, bem como entre estes e os pacientes.
Palavras-chave: saúde suplementar, soft skills, habilidades sociais, atendimento em saúde.
The importance of soft skills in supplementary healthcare
ABSTRACT
The business environment of the health area in Brazil has been transforming because of new, increasingly efficient players. In consequence, competitive pressure and market concentration are imposed, added to the transition of care, which is no longer centered on the disease and became centered on the person – a health consumer, with expectations and needs, which will be met based on interpersonal relationships with professionals involved in care. Therefore, it is essential to recognize the importance of the soft skills needed in this challenging context. The study aims to characterize soft skills in the context of supplementary health care, based on the categorization of skills related to this market and its current challenges. The research carried out was qualitative, with an exploratory character with a bibliographical design. It was possible to show that the most frequently mentioned soft skills in this research are not new, but present new configurations, necessary for adapting to the challenging context in the supplementary health area. In addition, the study showed that soft skills is a recognized subject, considered as important to work in the supplementary health area, is new and scarce in the world, mainly in Brazil, with 46% of the publications identified in the bibliographic analysis, with the highest concentration of publications about it (74%) in the last 3 years. In addition to these results, the study identified the ambiguity of the taxonomy at an international level, as well as the lack of depth in the skills described, thus restricting the listing of important soft skills in the context of care in the health area. The study does not exhaust other possibilities of analysis, making future research relevant when addressing the performance of soft skills in health contexts, enabling the development of effective and satisfactory interpersonal relationships between health teams, as well as between them and patients.
Keywords: supplementary health, soft skills, social skills, health care.
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