Administração e comportamento como suporte na área da saúde

Olímpio J Nogueira V Bittar

Resumo


RESUMO

As redes e unidades de saúde tem como objetivo evitar a doença e recuperar a saúde, com produtos de promoção, prevenção, diagnostico, tratamento e reabilitação. A oferta, se dá nas linhas de produção dessas unidades, proporcionando estrutura produtiva, profissionais, área física, equipamentos e insumos, que aliados a informação e conhecimento, resultam em processos que viabilizam bens, programas e serviços, retornando à comunidade. A administração e as ciências do comportamento são relevantes no alcance de metas para prover e restaurar a saúde da população, viabilizando integração profissional, aporte de infraestrutura para condução dos processos assistenciais e oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que por sua vez possibilitara o ensino das diferentes especialidades

Palavras-chave: administração de instituições de saúde; administrações de serviços de saúde; ciências do comportamento; cultura organizacional; aprendizagem; práticas interdisciplinares.

 

Management and behavior as a support in the health area

ABSTRACT

The health network and institutions have as aim to avoid the disease and recovery the health with products of promotion, prevention, diagnoses, treatment, and rehabilitation. The offer is obtained in the production lines of those units, providing productive structure, professionals, physical area, equipment, and inputs, that allies to information and knowledge, result in process that enable goods, programs, and services, returning to community. Administration and behavior science are relevant to reach the goal to provide and restore population health, enabling professional integration, contribution of infrastructure for driving assistance process and research opportunities, development, and innovation, by the time will enable teaching of different specialties.

Keywords: Administration of health institutions; administration of health services; behavior sciences; organizational culture; learning; interdisciplinary practices.


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.87.323

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