Gestão do enfermeiro em hospital pediátrico de nível terciário pela perspectiva multiprofissional: revisão narrativa

Bianca Fernandes Silva, Amparito del Rocio, Satielle Da Silva Esteves, Simone Aparecida de Lima Pavani

Resumo


Introdução: o enfermeiro é capacitado para desenvolver competências e habilidades nas áreas de assistência, gerência educação e de pesquisa. A gestão foca a assistência ao paciente, os recursos humanos, materiais, equipamentos e estrutura física, a informação, aprimorando a liderança, empreendedorismo e a tomada de decisão. Objetivos: Identificar as atribuições do enfermeiro gestor em hospital pediátrico de nível terciário a partir de levantamento bibliográfico e analisar, categorizar e discutir as atribuições gerenciais para compreender e ampliar o conhecimento da equipe multiprofissional. Método: revisão narrativa com abordagem descritiva. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latina-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Base de Dados de Enfermagem, Scientific Electronic Library e Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: identificados 508 artigos de 2015 a 2020 e selecionados 17 após da leitura na íntegra. Realizada análise por triangulação de equipe multiprofissional. Todos os estudos convergem com a gestão da assistência com abordagem da qualidade e segurança do paciente. Após análise e interpretação dos 17 artigos foram identificadas categorias, incluídas em quatro eixos: gestão de pessoas encontrado em 16 artigos (94,1%) e extraídas as categorias relacionadas a recursos humanos e de conflitos; engajamento e motivação da equipe; comunicação e relacionamento interpessoal; delegação e supervisão de tarefas; liderança e educação permanente. A gestão de materiais e físicos encontrado em 4 (23,5%) estudos e extraídas as categorias sobre previsão ou programação semanal/anual; reposição e falta de materiais; provisão de materiais com solicitação de compra; tomada de decisão sobre implantação de novos materiais e respectivos testes; gestão do espaço físico e de leitos e gestão de equipamentos e instrumentos. A gestão estratégica foi verificada em 7 artigos (41,2%) e extraídas as categorias sobre elaboração e participação de protocolos operacionais padrão; análise de indicadores de saúde; mapeamento e gestão de riscos e qualidade e acreditação. A gestão dos cuidados foi observada em 8 artigos (47%) de onde foram extraídas as categorias de promoção e segurança da assistência; qualidade do cuidado e humanização na assistência. Conclusões: a identificação das ações de gestão do enfermeiro amplia o conhecimento dos processos gerenciais em hospital de nível terciário, ressaltando a importância da comunicação e as trocas de saberes para a constante construção e lapidação das competências de comunicação para respaldar a gestão das unidades geridas e contribuir no manejo desses desafios, facilitando a participação e o desempenho de todos os profissionais envolvidos no cuidado. O conhecimento e compreensão dos profissionais da equipe multiprofissional sobre as atribuições do enfermeiro gestor potencializam o trabalho no âmbito das relações interpessoais, envolvimento e cooperação nos processos operacionais e estratégicos com foco na segurança do paciente e na qualidade da assistência

Palavras-chave: Administração em Enfermagem; Administração e Organização; Gestão em Enfermagem

 

Nurse management in a tertiary pediatric hospital from a multiprofessional perspective: narrative review

 

ABSTRACT

Introduction: nurses are trained to develop competencies and skills in the areas of care, management, education and research. Management focuses on patient care, human resources, materials, equipment and physical structure, information, improving leadership, entrepreneurship and making decisions. Objectives: To identify the duties of the nurse manager in a tertiary pediatric hospital based on a bibliographic survey and to analyze, categorize and discuss the managerial duties of the nurse to understand and expand the knowledge of the multiprofessional team. Method: narrative review with a descriptive approach. The search was carried out in the databases of Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Nursing Database, Scientific Electronic Library and Virtual Health Library. Results: 508 articles were identified from 2015 to 2020 and 17 were selected after reading in full. Multidisciplinary team triangulation analysis. All studies converge with care management with an approach to quality and patient safety. After analyzing and interpreting the 17 articles, the following categories were identified, included in four sections: People’s management found in 16 articles (94.1%) and categories related to human resources and conflicts extracted; team engagement and motivation; communication and interpersonal relationships; task delegation and supervision; leadership and continuing education. Materials and physics management found in 4 (23.5%) studies and extracted the categories on forecast or weekly / annual schedule; replacement and lack of materials; provision of materials with purchase request; decision making on the implantation of new materials and respective tests; management of physical space and beds and management of equipment and instruments. Strategic management was verified in 7 articles (41.2%) and the categories about elaboration and participation of standard operational protocols were extracted; analysis of health indicators; mapping and management of risks and quality and accreditation. Care management was observed in 8 articles (47%) from which the categories of promotion and security of care were extracted; quality of care and humanization of care. Conclusion: the identification of nurse management actions expands the knowledge of management processes in a tertiary-level hospital, emphasizing the importance of communication and the exchange of knowledge for the constant construction and polishing of communication skills to support the management of managed units contribute to the management of these challenges, facilitating the participation and performance of all professionals involved in care. The knowledge and understanding of the professionals of the multiprofessional team about the nurse manager's duties enhance the work within the scope of interpersonal relationships, involvement and cooperation in operational and strategic processes with a focus on patient safety and quality of care.

Keywords: Hospitals; Organization and Administration; Nursing Administration; Administration and Organization; Nursing Management


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.83.289

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