Ocorrência de readmissões hospitalares em um município de grande porte populacional
Resumo
Objetivo: analisar as readmissões hospitalares em instituições públicas e privadas de um município de grande porte populacional. Método: Estudo observacional analítico das readmissões ocorridas em Ribeirão Preto, em 2011, em hospitais públicos e privados. Resultados: Identificou-se 16.123 readmissões hospitalares em 11 hospitais, com taxa média de readmissão de 14,2%. As readmissões mais frequentes ocorreram em pacientes em idade adulta, com no mínimo uma comorbidade associada. Predominaram as readmissões pelo Sistema Único de Saúde, em hospitais com mais de 100 leitos e elevada complexidade assistencial. A readmissão precoce está associada ao sexo, tipo de convênio e tempo de permanência na internação inicial. Conclusões: Os resultados sugerem que as readmissões estejam relacionadas à dinâmica da rede de serviços e à complexidade assistencial dos casos atendidos; seu monitoramento auxilia no processo de planejamento, programação e avaliação das ações em saúde; entretanto, a utilização desse indicador de desempenho deve acontecer em conjunto com outros indicadores, analisados de acordo com a realidade institucional e dos fatores intervenientes.
Palavras-chave: Readmissão do Paciente; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.
Occurrence of hospital readmissions in a large population municipality
ABSTRACT
Objective: to analyze hospital readmissions in public and private institutions in a large population size municipality. Method: Observational analytical study of readmissions in Ribeirão Preto in 2011, in public and private hospitals. Results: 16,123 hospital readmissions were identified in 11 hospitals, with a mean readmission rate of 14.2%. The most frequent readmissions occurred in adult patients, with at least one associated comorbidity. Readmissions were predominant in the Unified Health System, in hospitals with more than 100 beds and high complexity of care. Early readmission is associated with gender, type of health insurance plan and length of stay in the initial hospitalization. Conclusions: The results suggest that readmissions are related to the dynamics of the service network and to the complexity of care of the cases seen; its monitoring assists in the process of planning, programming and evaluating health actions; however, the use of this performance indicator should occur in conjunction with other indicators, analyzed according to the institutional reality and intervening factors.
Keywords: Patient Readmission; Quality Indicators, Health Care; Health Services Accessibility.
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