Aplicação dos elementos de planejamento estratégico para estruturação de uma Divisão de Farmácia Hospitalar
Resumo
A assistência farmacêutica vivencia um panorama de busca por maior eficiência e segurança no processo de utilização do medicamento o qual se inicia com o conhecimento dos elementos que compõem o planejamento estratégico organizado nas seguintes etapas: determinação de quem somos, ou seja, nossa missão, após o estabelecimento de como estamos, por meio da análise ambiental, em seguida do que queremos, ou seja, nossos objetivos. A análise ambiental trata da realização do diagnóstico onde são analisados os ambientes externo e interno do serviço por meio de um estudo onde são coletadas informações referentes às ameaças e as oportunidades existentes no ambiente em que a organização está inserida com a finalidade de evitar situações desvantajosas e aproveitar os aspectos favoráveis. Depois de determinadas as oportunidades e as ameaças é possível confrontar essas informações com as forças e as fraquezas da organização por meio da matriz Swot. A aplicação desta ferramenta ocorre por meio da análise destes pontos em quatro dimensões: alavancas, defesas, limitações e problemas. Desta forma, a aplicação desta ferramenta permite o desenvolvimento de um planejamento das atividades de um setor ou serviço de maneira mais ágil, assertiva, objetiva e integrada ao potencial da instituição, dos colaboradores e do ambiente. O objetivo deste estudo foi de estabelecer como estamos para contribuir com o aprimoramento do planejamento estratégico dentro da Divisão de Farmácia do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo com a finalidade de promover melhorias futuras no setor baseadas na missão do serviço. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, que utilizou as ideias apresentadas, ou brainstorming, pelos colaboradores para realizar o diagnóstico dos ambientes interno e externo. Ao final pode-se observar que o objetivo pretendido foi alcançado, uma vez que a aplicação da ferramenta permitiu o levantamento de informações que contribuíram com o aprimoramento do planejamento estratégico dentro da divisão de farmácia e possibilitou uma reflexão entre os colaboradores referente as problemáticas e potencialidades do serviço.
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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.78.203
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