Reestruturação de núcleo de segurança do paciente com aplicação da metodologia lean seis sigma
Resumo
RESUMO
Em uma época em que o tema segurança do paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente por órgãos de fiscalização e qualidade, os hospitais e clínicas devem cada dia mais ampliar a cultura de segurança do paciente. Para fazer isso, é necessário adotar medidas estratégicas e ferramentas de gestão LEAN, inspiradas em práticas de gestão e resultados do sistema Toyota. Este artigo relata a implantação de ferramentas LEAN no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) em um hospital de olhos de médio porte. Os objetivos da implantação eram: elevar a cultura de segurança do paciente na instituição e aumentar as notificações de possíveis eventos (near miss) a fim de garantir ação prévia e evitar danos; em paralelo, diminuir subnotificações e o tempo de ação dos membros do NSP frente às notificações, facilitando o acesso das notificação aos colaboradores e, desta forma, permitir a prevenção de eventos adversos com dano. A implantação foi desenvolvida em cinco fases, que vão da concepção do projeto até a análise dos resultados. Foram evidenciadas melhorias na compreensão da finalidade do NSP, ampliando de 82% para 100% o conhecimento sobre o Núcleo por parte dos colaboradores. Os resultados mostraram a importância na utilização das ferramentas Jidoka e Kaizen, fomentando a criação do website do NSP que permitiu ampliar os conhecimentos dos colaboradores e diminuir de 77% para 3% a dificuldade em notificar. O sistema de envio de e-mail imediato aos membros melhorou o tempo de ação do NSP, reduzindo a média de 27 dias para apenas 1 dia. Observamos que, mesmo em época de crise, com pequeno custo, houve um aumento da cultura de segurança do paciente no hospital em 357,14% em comparação com o ano anterior, com aumento de notificações de near miss (eventos que podem ser controlados para não causarem dano). Hoje em dia, a aplicação de ferramentas e conceitos LEAN nas estratégias gerenciais é garantia fundamental da sustentabilidade, cumprimento de normas e leis, sem que haja impacto financeiro que impeça a garantia da segurança do paciente.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Administração hospitalar. Gestão de riscos. Eficiência organizacional. Indicadores de qualidade em assistência à saúde.
ABSTRACT
At a time when the subject of patient safety has been systematically developed by oversight and quality agencies, hospitals and clinics must increasingly broaden the patient safety culture. To do this, strategic measures and LEAN management tools, based on Toyota system management practices and results, must be adopted. This article reports the implementation of LEAN tools at the Patient Safety Center (NSP) in a medium-sized eye hospital. The objectives of the implantation were: to elevate the patient safety culture in the institution and increase the notifications of possible events (near miss) in order to guarantee previous action and avoid damages; in parallel, reduce underreporting and action time of NSP members in the face of notifications, facilitating the access of notifications to employees and, thus, allowing the prevention of adverse events with damage. The deployment was developed in five phases, ranging from project design to results analysis. Improvements in the understanding of the purpose of the NSP were evidenced, increasing from 82% to 100% the knowledge about the Center by the employees. The results showed the importance of using the Jidoka and Kaizen tools, promoting the creation of the NSP website that allowed the employees to increase their knowledge and reduce from 77% the difficulty to notify. Members' immediate email system has improved NSP action time, reducing the average from 27 days to just 1 day. Even at a time of crisis, at a low cost, there was an increase in the patient safety culture in the hospital by 357.14% compared to the previous year, with an increase in near miss reports (events that can be controlled for do no harm). Nowadays, the application of LEAN tools and concepts in management strategies is a fundamental guarantee of sustainability, compliance with rules and laws, without having a financial impact that does not guarantee patient safety.
Keywords: Patient Safety. Hospital administration. Risk management. Efficiency, organizational. Quality indicators, Health Care.
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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.76.179
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