TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09/05/14 - Governo de SP lança serviço inédito na rede pública de saúde
Além de teleconferência para discutir casos clínicos, inédito no país, uma central irá monitorar leitos para internação em todo o estado; o investimento foi de R$ 3,1 milhões
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário estadual de Saúde, David Uip, apresentaram nesta semana um serviço pioneiro no país que pretende tornar os trâmites no Sistema Único de Saúde do estado mais ágeis e eficientes: discussão e atendimento de casos médicos à distância, no formato de teleconferência, sob a coordenação da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).

Além disso, haverá monitoramento de leitos para internação de pacientes dependentes químicos e em tratamento de câncer e cardiopatias congênitas. O diretor adjunto de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury, acompanhou o lançamento dos serviços.

Para o governador de São Paulo, "a Medicina ficou muito complexa e ninguém sabe tudo. É preciso ouvir especialistas para os casos de urgência. Começamos com o programa de telemedicina na Baixada Santista, com 32 pontos conectados ao Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo e Santa Casa”.

Já existe um serviço semelhante, em que casos de pacientes em situação de extrema urgência no estado, internados em locais não resolutivos para o tratamento, são colocados para a Cross, que procura o hospital mais adequado para o atendimento.

"Agora, vamos incorporar a isso o acesso à telemedicina. Assim, para as dúvidas de médicos com relação a casos mais complexos, faremos conferência médica e ajudaremos com orientações e no melhor encaminhamento do paciente. Além de agilizar o processo, estaremos utilizando a tecnologia tanto em benefício dos usuários do SUS como dos próprios médicos”, acentua Domingos Guilherme Napoli, gerente médico da Cross.

Para atender à demanda, a Cross foi expandida e disponibiliza agora 210 postos de atendimento e 375 funcionários (médicos e técnicos de regulação, entre outros profissionais), trabalhando ininterruptamente. "É um sistema inteligente, que vai qualificar o profissional e melhorar sua estima, porque ele vai se sentir assistido. Além disso, haverá diminuição das filas de pacientes”, reforça David Uip.

Monitoramento de leitos

Totalmente informatizada, a central online para monitorar os leitos de internação no SUS no estado de São Paulo, também apresentada durante coletiva de imprensa no Palácio do Governo, buscará agilizar a identificação e a transferência de pacientes em tratamento contra dependência química, câncer e cardiopatias congênitas.

Inicialmente, o monitoramento irá regular 350 leitos especializados da capital e da Grande São Paulo para pacientes dependentes químicos, especialmente os que passam por desintoxicação do crack, encaminhados pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod). A ampliação para as demais regiões do estado se dará gradativamente, via Programa Recomeço, do governo paulista.

A Cross também vai agendar exames dos programas "Mulheres de Peito” e "Filho que ama leva o pai ao Ame”. O investimento do governo estadual foi de R$ 3,1 milhões.


Fonte: APM - 08.05.14
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 25/10/19
LIDERANÇA 25/10/19
SÍNDROME DE BURNOUT 25/10/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança