TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/04/14 - Gasto com exames aumentam 32% em dois anos, diz pesquisa
Segundo levantamento com 600 mil usuários de planos de saúde realizado pela MDS - Consultores de Seguros e Riscos, o aumento nos custos foi ocasionada, principalmente, pelo aumento de 16% no volume de exames realizados
Um levantamento com 600 mil usuários de planos de saúde realizado pela consultoria de seguros MDS mostra que os gastos com exames de análises clínicas aumentaram 32% em relação ao acumulado dos últimos dois anos. As informações são do Valor Econômico.

De acordo com a MDS, que pertence aos grupos Sonae e Suzano, o aumento nos custos foi ocasionada, principalmente, pelo aumento de 16% no volume de exames realizados. Houve também um aumento de 13% em alguns medicamentos e exames que passaram a ser solicitados com maior frequência nos dois últimos anos, como vitamina D (para osteoporose), vitamina B12 (anemia), somatomedina (hormônio do crescimento), hemoglobina glicada (diabetes), hemocultura automatizada (exame bacteriano) e perfil lipídico (doenças cardíacas).

Segundo Rildo Silva, diretor da área de benefícios da MDS, o custo dos exames teve alta de apenas 3% no ano passado. "O maior problema está no aumento da frequência. Mesmo cobrando uma coparticipação do usuário, que normalmente é de 20% sobre o valor do exame, houve essa expansão. Aparentemente, o valor dessa coparticipação perdeu relevância com o aumento dos salários nos últimos anos o que acaba não inibindo o usuário", disse.

Em relação aos custos das operadoras de planos de saúde, os gastos com exames laboratoriais representam cerca de 30%; honorários médicos entre 20% e 25%; e as taxas de internação, materiais médicos e outros tipos de exames, de 30% a 40%.

Silva ressalta que os gastos com exames de análises clínicas não têm um acompanhamento detalhado pelas operadoras, que preferem se ater às despesas com materiais como órteses, próteses e medicamentos de alto custo.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 25/10/19
LIDERANÇA 25/10/19
SÍNDROME DE BURNOUT 25/10/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança