TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/04/14 - São Paulo lança “Selo Hospital Amigo do Idoso”
Hospitais com boas práticas para a população idosa vão receber certificação
Os hospitais que oferecem serviços a idosos e que contam com boas práticas para essa população podem receber certificação do Estado, por meio do Selo Hospital Amigo do Idoso, anunciado nesta quarta-feira, 9, pelo governador Geraldo Alckmin.

"A gente sempre ouviu que o Brasil é um país jovem e hoje é um país maduro caminhando para ser um país idoso, então nós temos que nos antecipar. São Paulo é um Estado Amigo do Idoso e 637 dos 645 aderiram municípios ao programa e vão aderir a uma serie de metas e políticas públicas para atender o idoso", disse Alckmin.

Critérios para Avaliação - Selo Hospital Amigo do Idoso

O 'Selo Hospital Amigo do Idoso' é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que tem como objetivo incentivar e apoiar a qualificação geronto-geriátrica dos hospitais como referência assistencial que inclui, valoriza, e preserva a autonomia e independência dos idosos. Essa iniciativa é parte dos projetos emblemáticos que compõem o programa governamental 'São Paulo Amigo do Idoso' (Decreto 58047/2012).

A emissão de selos de certificação de boas práticas para serviços de saúde, bem como para as cidades avançarem em projetos intersetoriais que as transformem em espaços mais amigáveis, como indicado na política de Envelhecimento Ativo da OMS (2002) e baseado no Manual de Centros de Atenção Básica Amigos do Idoso (Kalache, A - 2008).

Envelhecimento Ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação, segurança e educação continuada, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O 'Selo Hospital Amigo do Idoso' é uma das ações do pilar saúde que ao lado dos pilares: educação continuada, participação e segurança, compõem o Envelhecimento Ativo.

O 'Selo Hospital Amigo do Idoso', será concedido a unidades hospitalares públicas, privadas, filantrópicas ou fundacionais que se qualificarem, segundo os critérios de avaliação, em quatro níveis: adesão, inicial, intermediário e pleno. Para fins de avaliação das unidades hospitalares, será instituída a Comissão de Avaliação do Selo do Hospital Amigo do Idoso.

Iniciamos essa certificação pelos hospitais, pois são importante fator de risco para a declínio funcional que pode ser agravado por iatrogenias, aumentando o número de dias de internação, dependência, institucionalização e mortes prematuras.

Fonte: Portal do Governo
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Gestão de Pessoas em Saúde
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Mais Recentes
2020 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde 11/08/20
17/07/20 - Atualização em TELEMEDICINA: o cenário para seu desenvolvimento no Brasil e Peru | www.youtube.com/watch?v=_fAV...
17/07/20
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança

apmsompas