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Como escolher um sistema de CRM?
Através de um CRM aprimoramos a gestão não apenas de clientes, fornecedores, mas também de equipes e projetos. E que fique bem claro: nem todos os sistemas de CRM fazem isso!
Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Criada para definir toda uma classe de ferramentas que padronizam e automatizam as funções de contato com o cliente, essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e, fundamentalmente, uma mudança de atitude corporativa, que objetiva criar e manter um bom relacionamento com clientes, armazenando e estruturando de forma inteligente, informações sobre as interações com a empresa.

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Como escolher um sistema de CRM?

Essa é a dúvida de muitos empreendedores na hora de adquirir um CRM para suas respectivas empresas. Muitas vezes não tem um CRM e controlam tudo por e-mails, planilhas, agenda na mão e papéis espalhados por todos os lados, ou quando tem um CRM não sabem o que fazer com ele, como pode atender as necessidades de seus negócios. Por isso, hoje, trouxemos algumas indicações importantes na hora de escolher sua ferramenta de gestão de clientes.


O que o seu negócio precisa e como o CRM pode ajudar nisso?

Faça uma análise da sua empresa. Podem ser inúmeras coisas: precisa fazer um melhor gerenciamento de equipe, organizar funções, fazer gestão de projetos, aumentar a produtividade da equipe, melhorar o tempo, capturar mais leads, não perder mais contatos e dados de clientes, precisa de organização, gerenciar andamento de seus trabalhos, vender mais em menos tempo… existem inúmeros fatores que você pode enumerar. Se algumas dessas necessidades que citamos tem a ver com sua necessidade, então você precisa de um CRM.


Quais funcionalidades procura em um CRM?

No que um CRM pode te ajudar: cadastrar clientes, dar andamento em propostas, enviar orçamento ao cliente, comunicar com sua equipe em tempo real, ter facilidade na hora de encontrar informações importantes de clientes, saber o desempenho da sua equipe em um projeto, compartilhar arquivos de um job… Tem várias coisas que procuramos.

Mas algo importante que precisa ter em mente que não adianta ter um “zilhão” de funcionalidades se você não conseguir usar nem metade!

Várias empresas no mercado prometem e nem sempre cumprem, ou pior, o cliente quando abre a ferramenta nem consegue começar a usar. Tem uma postagem nossa que fala algo do tipo: Você precisou de treinamento para usar o IPAD? Não né?

Então, verifique se o CRM que está querendo adquirir precisa ter um treinamento que custa caríssimo e que mesmo depois disso você não consiga usar tudo, ou ainda continuar não entendendo muita coisa. Fuja do Dinossauro com Rodas! Senão você vai pagar uma fortuna pra continuar trabalhando do mesmo jeito enquanto poderia ter adotado um sistema simples e intuitivo com um valor bem mais acessível e estaria produzindo muito mais.

Só vale a pena investir quando:

- Tem mobilidade no uso da ferramenta.

Aquela época em que você precisava ter um computador cheio de especificações pra instalar um programa de CRM já era. Hoje, o melhor é ter um sistema online, onde você não precisa instalar nada (usa no seu próprio navegador na web).

- Facilidade de uso

Nem preciso dizer o que significa, não é? Encontrar o que precisa em poucos cliques.

- Preço Acessível

Investimento nem sempre é pagar mais caro pra ter mais. Um preço que se ajusta a sua empresa é mais válido. Esse negócio de pagar por pacote é complicado. Vamos supor, que sua startup tenha 3 funcionários e você precisa de um sistema de CRM para 3 pessoas e resolve comprar um que o pacote é de no mínimo 5 usuários, não é desperdício? Ou pior, você precisa de um sistema de CRM para 38 funcionários e o sistema ou não tem pacote e nem suporte pra todos esses usuários ou te cobra uma fortuna colossal para isso!

- Comunicação em tempo real:

Porque comunicar com sua equipe é vital, e em tempo real, evita ‘ruídos’ nas informações.

- Acompanhamento e Gestão

Um bom CRM não é só aquele que gerencia clientes. Um CRM é completo quando gerencia também agenda, equipes, projetos, pipeline, workflow, metas…

- Centralizar todas as informações importantes

Por exemplo, você é uma agência de publicidade e pretende criar uma campanha para a marca X. Aí você precisa do logo em alta, do briefing e do prazo… Ok, aí você pegou todas as informações e criou todo o material necessário e precisa que o cliente veja como ficou, aí você faz um upload desses arquivos, centraliza todos, explica, passa orçamento e solicita aprovação. Pensou em como viabilizar tudo isso? No modelo tradicional você usaria e-mails, zips, winrar, planilhas, words e pdfs pra poder enviar e receber tudo isso, mas numa ferramenta de CRM que integra projetos você faria tudo isso dentro do sistema e ainda encaminharia direto pro e-mail do cliente sem precisar se desesperar se o e-mail está pesado pra o outlook ou outras caixas tradicionais de e-mail enviar.

Algo em torno de 50% dos projetos de CRM dentro de uma empresa falham porque o sistema que o empreendedor usa não atende de uma forma completa todas as necessidades da gestão de cliente, projetos, tarefas e equipes. A maioria não sai do padrão que é imposto e a personalização pra suas necessidades como tags pra encontrar informações ou designação de atividade para colaboradores acaba ficando de fora.


Fonte: Blog CRMZen
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