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ESTRATÉGIAS E PLANOS
Comunidade de boas práticas: exemplo de práticas em formulação de estratégias
A FNQ reúne em um banco de dados as melhores práticas de empresas Classe Mundial. A seguir é apresentado um relato de caso pela empresa RL para prática de formulação de estratégias
Para a execução do processo de formulação estratégica, nos meses de outubro a dezembro a RL promove o Ciclo de Reunião do Planejamento Estratégico (CRPE), no qual analisa os ambientes externo e interno, através de uma metodologia estruturada de Planejamento Estratégico, e, a partir das conclusões, define as Diretrizes Estratégicas para o ano seguinte, assim como a maneira de implementá-las.

Para analisar o ambiente externo e suas tendências são realizados diversos estudos, tais como: sumarização do cenário macroeconômico, análise da indústria (Teoria da Análise das Cinco Forças Competitivas, Michael Porter), levantamento de dados de mercado, levantamento de tendências que influem na operação da RL, levantamento de informações de concorrentes, pesquisa qualitativa de satisfação Análise do Ambiente Externo – Visão dos Clientes, análise dos movimentos sociais, análise da Matriz Strength Weakness Opportunity Threat (SWOT), definição da Matriz de Competitividade, definição das Condições Vitais de Êxito do negócio. Os estudos do ambiente externo são analisados e debatidos pelos participantes do CRPE e o resultado é documentado na ferramenta Análise do Ambiente Externo.

Para análise do ambiente interno, a RL utiliza como ferramentas: o desempenho da organização, nos ciclos anteriores, nos Painéis de Bordo dos processos e dos gestores; o desempenho na implantação de Oportunidades de Melhorias; o desempenho na implantação de Oportunidades de Melhorias de Infraestrutura; a Matriz de Referências Comparativas, a Matriz de Ativos Intangíveis; o desempenho dos Programas e Projetos Estratégicos; a pesquisa qualitativa Análise do Ambiente Organizacional – Percepção dos Gestores, a pesquisa qualitativa de satisfação Análise do Ambiente Externo – Visão dos Clientes e a análise do perfil dos colaboradores. Os estudos do ambiente interno são analisados e debatidos pelos participantes do CRPE e o resultado da análise é documentado nas ferramentas: Pontos Fortes e Pontos Fracos.

Após realizadas as análises dos Ambientes Externo e Interno, os participantes definem as Condições Vitais de Êxito. Essas análises também são diretrizes para o CRPE, pois determinam as adaptações necessárias no modelo de negócios para que a liderança defina como está sendo afetada pelo macroambiente e como atuará no ciclo de 1 ano.
Durante o CRPE, são registradas todas as sugestões na ferramenta Lista de Iniciativas, que é revisada pelos gestores nas reuniões que definem o Mapa Estratégico e, para cada iniciativa, define-se o escopo como estratégico ou tático. O resultado é a síntese e o foco nas iniciativas mais relevantes, que são, então, separadas como Objetivo Estratégico ou Oportunidades de Melhorias.

Como resultado do CRPE, os Objetivos Estratégicos são consolidados no Mapa Estratégico, considerando as perspectivas que abrangem o desempenho da organização do ponto de vista financeiro, externo, interno e suporte ao desempenho global.


Fonte : FNQ / Comunidade de Boas Práticas
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