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GESTÃO HOSPITALAR
Manual de Gestão Hospitalar
2012. Haino Burmester. Este manual oferece um passo a passo para administrar clínicas e hospitais de maneira sistêmica, integrada e coerente. Aqui, reúnem-se todos os desafios gerenciais com os quais o administrador de um serviço de saúde poderá se defrontar. O conteúdo do livro divide-se em duas partes: a primiera traz a base teórica do modelo de gestão; a segunda transforma os conceitos apresentados em questões objetivas, construindo um roteiro de avaliação e implementação do sistema proposto.
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ISBN: 978-85-225-1279-9
Ano: 2012
Edição: 1
No. de páginas: 228
Formato: 16 x 23 cm

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Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução


Parte I – Descrição do modelo de gestão usado como base metodológica

1. O movimento da qualidade na saúde e nos hospitais

2. Valores do modelo (os fundamentos da excelência)
Valorização das pessoas
Gestão centrada nos clientes
Foco nos resultados
Visão de futuro e longo alcance
Gestão baseada em processos e informações
Ação proativa e resposta rápida
Aprendizado contínuo
Responsabilidade social
Comprometimento da alta direção

3. Liderança
Sistema de liderança
Cultura da excelência
Análise crítica do desempenho global

4. Planejamento estratégico
Grupos de interesse e estratégias
Definições
Formulação das estratégias
Desdobramento das estratégias
Planejamento da medição do desempenho global

5. Relação com os clientes
Imagem e conhecimento do mercado
Relacionamento com os clientes

6. Relação com a sociedade
Responsabilidade socioambiental
Ética e desenvolvimento social

7. Informações e conhecimento
Informações da organização
Informações comparativas
Ativos intangíveis

8. Gestão de pessoas
Sistemas de trabalho
Educação, treinamento e desenvolvimento das pessoas
Bem-estar e satisfação das pessoas

9. Gestão de processos
Processos principais do negócio e processos de apoio
Processos de relacionamento com os fornecedores
Processos econômico-financeiros

10. Resultados
Resultados econômico-financeiros
Resultados relativos aos clientes e ao mercado
Resultados relativos à sociedade
Resultados relativos às pessoas
Resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio
Resultados relativos aos fornecedores


Parte II – Roteiro de avaliação

Referências

Glossário

Anexo – Exemplos de valores, missões, visões e políticas gerais
Apoio:
xhl


sicredi
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Crise leva famílias para baixo de viaduto; "tenho medo que me tirem daqui', diz uma delas. Grupo formado por 120 pessoas divide área debaixo do viaduto Guadalajara, na região central de São Paulo, por conta da crise econômica no País. Este o legado de 14 anos de PT; e ainda há os que dizem que houve diminuição da pobreza e melhor distribuição de renda.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO E NEGOCIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
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