TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/11/19 - Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez
No dia 19 de setembro, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu, pela oitava vez, o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Esse é um programa de adesão voluntária, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) desde 1991, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.
O CQH estimula a participação e a autoavaliação, além de incentivar a mudança de atitudes e o trabalho coletivo, principalmente de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento. O HFASP participa do programa desde 2000.

Entre os dias 24 e 29 de agosto, o HFASP recebeu a visita de auditoria de cinco profissionais de saúde, que compuseram a banca de avaliadores. A ferramenta utilizada para a pontuação foi o manual do Prêmio Nacional de Gestão em Saúde da Fundação Nacional da Qualidade, na modalidade de 250 pontos, intitulado “Compromisso com a Qualidade”.

A entrega da recertificação foi realizada pelo coordenador do Programa CQH, Milton Massayuki Osaka, ao Diretor Interino, Coronel Médico Sidney Dionísio Toledo, na presença do Diretor de Saúde da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, após a Solenidade Militar alusiva ao 40º aniversário do Hospital.

“Essa recertificação foi um presente para o HFASP, fruto do trabalho de militares e civis que se dedicam a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica, e representa um incentivo à nossa busca contínua pela excelência”, comentou o Coronel Sidney.


Solenidade militar

A solenidade de celebração dos 40 anos de criação do HFASP foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, e contou com a presença do ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Durante o evento, o Diretor Interino do HFASP entregou a Menção Honrosa ao Sargento Dércio Fernandes Preguiça, vencedor do Concurso Cultural realizado para escolha do Símbolo Comemorativo alusivo ao aniversário. Também foi conferido o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a personalidades civis que, no último ano, realizaram ações que contribuíram com o engrandecimento do Hospital. Ainda foram entregues Medalhas de Tempo de Serviço aos militares do efetivo.

Em homenagem aos ex-Diretores, representados pelo Major-Brigadeiro Médico José Luiz Ribeiro Miguel, Brigadeiro Médico Daniel dos Santos Bioza, Brigadeiro Médico Antonio Hernani Grillo Jordão e Coronel Médico Eliezar de Jesus Ferreira, soldados formaram o numeral quarenta atinente ao aniversário do Hospital.

Ao final, a tropa desfilou ao som da Canção do Serviço de Saúde e contou com a participação especial do Tenente da reserva Caetano Beccari, 95 anos, que já faz parte da história do HFASP, sendo responsável pelo plantio de cerca de 350 árvores na área do Hospital, além da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo e do grupamento armado e de soldados do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo.

Fonte: FAB
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
HAPVIDA COMPRA MEDICAL 04/12/19
Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez 28/11/19
Hospitais podem aumentar lucro e disponibilidade com gestão de ativos 28/11/19
LANÇAMENTO 08/11/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança