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ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
COMUNICAÇÃO
Boas práticas de comunicação para agentes de governança e partes relacionadas
Dinâmica positiva pode ajudar na superação de desafios organizacionais como concorrência, competitividade e globalização. Para atenuar fracassos decorrentes de abusos de poder, erros estratégicos ou até fraudes nas companhias, sejam elas abertas ou fechadas, as boas práticas de comunicação devem fazer parte efetiva do ambiente organizacional.

O Caderno 16 – Governança corporativa e boas práticas de comunicação do IBGC indica que a adoção de princípios como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa é essencial para o desenvolvimento de uma comunicação empresarial potente. Uma dinâmica positiva pode ajudar na superação de desafios organizacionais como concorrência, competitividade e globalização, segundo a publicação.

A maneira como as empresas comunicam suas mensagens com o público interno e externo ou reforçam o comportamento de colaboradores tem passado por constantes análises, pressionada por riscos de imagem e reputação.

Nesse sentido, o caderno do IBGC detalha que até a comunicação obrigatória, antes realizada por especialistas na área, agora tem uma participação ativa, opinativa e bem discutida em todos os núcleos da organização, demandando informações mais claras e de fácil entendimento. Um movimento de mudança parecido aconteceu com os interessados nos resultados da companhia, suas partes interessadas. Eles estão mais cientes de seus papeis, direitos e deveres; estão, portanto, mais questionadoras.

“Como todas as mudanças efetivas, o constante aprimoramento da comunicação corporativa só poderá acontecer após transformação cultural e, muitas vezes, com suporte externo e de treinamento especializado”, diz trecho do texto. Por isso, os agentes do processo de comunicação corporativa devem tomar efetiva consciência da importância de uma boa comunicação e do papel que cada um deles exerce, assim como estabelecer regras e diretrizes que assegurem a simetria informacional e a transparência.
• Fonte:- Mayara Baggio, para o portal do IBGC
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