TRANSLATE:
header_logo
Login
ARTIGOS :: ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
MINDFULNESS
Treine mindfulness no dia a dia
A palavra Mindfulness significa ‘atenção plena’ e descreve um estado de consciência no qual é alcançada a capacidade de estar focado no momento presente, com atenção plena no que está sendo realizado.
O crescimento da procura por este treinamento está relacionado ao aumento da lista de dificuldades atribuídas ao hábito de não estar presente, tais como: agitação e ansiedade, dificuldade de relaxar, de aprender coisas novas ou de mudar o mindset, muito cansaço e até sensação de esgotamento.
A professora Fernanda Neis, que é diretora do DeROSE Method Tribeca, em New York, e consultora em mindfulness e meditação, explica que “menos de 4% das nossas ações cotidianas são conscientes, portanto, mindfulness é a chave para desfrutar cada momento e atingir a alta performance”. Segundo Fernanda, a maior parte deste treinamento requer a orientação direta de um professor, mas algumas dicas são muito simples e podem já ser colocadas em prática no dia-a-dia por qualquer pessoa.
“Desenvolver o novo hábito de estar presente, substitui as tão conhecidas sensações de agitação que surgem quando as pessoas se preocupam muito com o futuro ou vivem continuamente no passado”, destaca a especialista Fernanda Neis.
É possível começar um treino de mindfulness de várias maneiras. Acompanhe 3 dicas de treinamentos simples, que podem ser feitos agora mesmo:
1 – Utilize as atividades diárias para treinar mindfulness e concentre-se melhor nos cinco sentidos. Por exemplo: se estiver fazendo uma refeição, desligue a TV e deixe o celular de lado para prestar mais atenção ao sabor e textura dos alimentos. Aqui treinando mindfulness com os sentidos paladar, tato, visão e olfato.
2 – Quando estiver organizando sua mesa de trabalho perceba não apenas a arrumação, mas o contato de suas mãos com os objetos, dentre outras possibilidades que, ao serem exercitadas, colocam o momento presente em evidência.
3 – No meio da tarde tire 2 minutos (isso mesmo! só dois minutos) para fazer respiração ritmada. A respiração está diretamente ligada a um de nossos principais instintos: a sobrevivência. Por isso, ao aprender a fazer gestão respiratória, conseguimos atuar na gestão das nossas emoções. Sente-se na cadeira do escritório e conte 6 segundos para encher os pulmões de ar e 6 segundos para soltar o ar. Repita isso por dois minutos e está feito o treino.
Fonte:- Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LIDERES TÍMIDOS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO DE PESSOAS 22/07/19
BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA 22/07/19
TREINAMENTO CORPORATIVO 22/07/19
SAÚDE CORPORATIVA 19/07/19
AFINAL, O QUE É COOPERATIVISMO? 16/07/19
BOAS PRÁTICAS GERENCIAIS 16/07/19
TRABALHO TEMPORÁRIO 15/07/19
MINDFULNESS 01/07/19
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde 28/06/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança