TRANSLATE:
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Relatório revela que brasileiros estão mais satisfeitos com o trabalho em 2018
As projeções da economia brasileira de 3,49% para a inflação e de 2,75% para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, apontadas recentemente no relatório do Banco Central, impactaram positivamente o cenário econômico do País, e consequentemente a qualidade de vida no trabalho e o ambiente interno das organizações, melhorando o clima empresarial e a satisfação dos colaboradores.
Este ambiente de retomada da economia pode ser verificado no resultado do 1º trimestre do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT)2018, uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho, por meio de um teste online, e que avalia diversos aspectos do colaborador em seu ambiente profissional. Nos primeiros três meses de 2018, o IQVT foi de 6,48 pontos (em uma escala de 0 a 10), o que mostra um crescimento de 11% (0,63 pontos), em relação ao mesmo período de 2017.
A partir da análise de 941 respostas de trabalhadores em todo o país, o levantamento também constatou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres (6,54 pontos contra 6,18 pontos), e revelou que o Crescimento Pessoal oferecido pela organização (6,32 pontos) é o fator que mais influenciou na percepção geral do público, além de ter a maior variação no período (1,05 pontos), em comparação a 2017. Já o item Facilidade e Eficiência, foi o que obteve a nota de satisfação mais baixa (6,57 pontos), com variação negativa de 0,35 pontos, em relação ao mesmo período do ano anterior.
O cenário econômico otimista impactou positivamente a satisfação no trabalho neste início de ano, principalmente em relação às oportunidades relacionadas ao crescimento profissional nas empresas em que atuam. Recentemente, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2017 as empresas brasileiras investiram 37% mais no treinamento e desenvolvimento de colaboradores em relação ao ano anterior. Este indicador continuará sendo monitorado e analisado com o objetivo de melhorar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras.
A área de atuação com maior índice de satisfação percebida pelo índice foi a de Serviços de Limpeza e Manutenção (6,69 pontos), com aumento de 2,47 pontos na percepção dos entrevistados; e a de menor índice foi a área de Serviços Domésticos (5,55 pontos), que apresentou variação negativa de 0,49 pontos. Já a região do país com o maior índice de qualidade de vida no trabalho e satisfação profissional foi a Sul (6,82 pontos), com uma variação positiva de 0,9 pontos no período, em comparação ao ano anterior; e a de menor, a Nordeste (5,88 pontos).
Fonte:- Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO E NEGOCIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
Destaques
CURSO NA FGV SOBRE "GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE"
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
RAS On-line
Gestão Hospitalar - O Papel do Médico Gestor
Mais Recentes
Curso de Formação de Avaliador 20/08/18
ALÉM DO COMPLIANCE 20/08/18
SARAIVA LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO “Manual de Gestão – organização, processos e práticas de liderança coletiva” 17/08/18
COMO OBTER RESULTADOS POSITIVOS 16/08/18
PROFISSIONAIS QUEREM QUALIDADE DE VIDA 15/08/18
TECNOLOGIA CONTRA A POBREZA 10/08/18
Primeiro Prêmio RAS 09/08/18
14a Sessão Pôster do CQH´2018 09/08/18
CQH´2018– XIX Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde 09/08/18
MICROLOCALIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE 08/08/18
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
7Por que e como aderir ao Programa CQH
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança
Videoaulas
Indicador de homem hora treinamento
Avaliação da Necessidade de Treinamento