TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
DICAS INFALÍVEIS PARA BOA GESTÃO
O que é necessário realizar para se alcançar uma gestão eficiente do negócio? Pergunta que muitos estrategistas quebram a cabeça diariamente em busca da resposta. Para ajudar nisso, mostraremos dicas infalíveis para sua gestão empresarial. Porém, existe uma condição básica para sua empresa ter uma gestão infalível: planejamento estratégico. Etapa que toda empresa precisará para existir, esse conjunto de estratégias será o diferencial em qualquer organização, pois são elas que direcionarão o futuro da empresa.
A seguir, as 5 dicas infalíveis para sua gestão.
# 1 – Controle financeiro: a saúde das finanças de sua empresa é base de tudo
Não haverá gestão infalível, se a empresa não conhecer sua capacidade produtiva, ou seja, quanto sua empresa precisa trabalhar para lucrar. Não entenda controle financeiro como o ato de ficar de olho no livro caixa. Esse procedimento é bem mais complexo atualmente.
Imagine uma empresa com grande emissão de notas fiscais, como faz para conciliar emissão de boletos, comprovar e identificar pagamentos? Bem difícil se for tudo manual, e ainda, não dará a visão completa do negócio. Conhecer a saúde financeira, facilitará investimentos, e poderá projetar a forma de participação de sua empresa no mercado. Uma ferramenta muito usada para coletar dados, e reverter em estratégias de finanças, é o software financeiro online. São dinâmicos, de fácil manuseio e um investimento acessível para pequenas e médias empresas.
# 2 – Investimento sempre: isto aumenta a capacidade de produzir da sua empresa
Mesmo em épocas de arrojo econômico, sua gestão infalível necessitará de recurso para se manter, e ser mais eficiente. Enganam-se os empreendedores que durante crises econômicas precisam diminuir seus investimentos.
Em cenários assim, são as despesas desnecessárias que precisam ser cortadas. Claro que seus investimentos podem ser aqueles de curto e médio prazo, pois terão um retorno mais urgente.
As empresas precisam de novas técnicas e tecnologias para atrair mais clientes e melhorar seus procedimentos internos, e isto explica por si só a importância de investir. Agilidade é sinônimo de melhores números. Então procurar sistemas de gestão ou capacitações de pessoal que tornem seus processos dinâmicos, serão mais que bem-vindas.
# 3 – Despesa da pessoa física não pode ser despesa da empresa
Um ponto que parece simples, mas que é necessário, principalmente em pequenas empresas: não envolva suas despesas pessoais nas contas da empresa. Retire seu pró-labore, e realize seus pagamentos por ele.
O hábito de muitos empresários de juntar as contas, atrapalhará uma gestão infalível. Demonstra inclusive, certo amadorismo, imagem que nenhuma empresa deve carregar.
Até para entender as despesas de casa é difícil, já que nunca saberá. Caso o pró-labore não seja instituído, crie uma forma para ter sua receita pessoal. Conversar com o contador ajudará nesse sentido.
# 4 – Gestão infalível é ter equipe envolvida
O pleno funcionamento de um sistema de gestão tem condição sine qua non dos funcionários. Uma lista de metas administrativas só será cumprida se conseguir montar um time disposto. Para isso não há nada melhor que reuniões. Mas, não são monólogos, e sim interação. Ouvir a equipe é a maneira certa para aplicar uma gestão infalível. Aposte em capacitações gerencias; tenha pessoas proativas na linha de frente da gestão.
# 5 – O segredo é ter um sólido planejamento estratégico
Como visto anteriormente, a base de uma gestão infalível é o planejamento estratégico. Os sócios ou diretores da empresa precisam enxergar sempre longe, e por isso são os responsáveis por elaborar tal plano. Nele devem constar um quadro que aponte tópicos como:
– Critérios para abrir filiais
– Quando contratar novos funcionários
– Instrumentos para definir metas, e como devem ser empregadas
– Objetivos da administração
– Em que circunstâncias a empresa abrirá capital
– Quais critérios para nova sociedade
Esses são temas que ilustram o que precisa ter no planejamento estratégico. Mas, existe muitas coisas que precisa compor essa estrutura básica empresarial, inclusive quando o plano deve ser revisto.
Dedicação, e muito trabalho sempre
Uma sexta dica seria essa, pois os melhores resultados são alcançados por empreendedores que se dedicam intensamente aos negócios. Está sempre atento às nuances de mercado, e se atualizar é outro ponto significativo.
Arrojo e dedicação sempre, para isto vale tudo: invista em softwares financeiros, treinamento, reformas na sede, etc. Coisa que claramente vão fazer com que alcance a gestão infalível de sua empresa.
Fonte:- Redação P&N
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança