TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30/08/17 - Conheça novas formas de voluntariado corporativo
Ações de voluntários pro bono e empreendedor são tendências no mundo corporativo
No dia 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil. O trabalho voluntário é amplo e pode ser realizado em diversas formas. De acordo com a Lei nº 9.608, de 1998, o voluntariado é definido como uma “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive, mutualidade”.

No entanto, o trabalho voluntário dentro das organizações pode ir muito além disso e, para celebrar a data, vamos falar sobre dois tipos que são tendência no mundo corporativo. Confira abaixo.


Voluntariado pro bono

O termo “pro bono” é derivado da expressão em latim “pro bono publico”, que significa “para o bem público". Na prática, ações de voluntariado pro bono são aquelas em que profissionais qualificados prestam serviços, de acordo com sua área de expertise, para organizações sem fins lucrativos, sem cobrar pelo serviço prestado. Consultoria financeira, jurídica ou de marketing, assim como criação de um logotipo ou website para uma ONG são alguns exemplos de ações voluntárias pro bono.

Esse tipo de trabalho voluntário, que usa o talento da sua empresa para atender às necessidades da sociedade em atividades pontuais, provou ser bastante eficiente no engajamento do público interno das empresas em ações sociais, além de gerar valor de marca e melhorar a reputação da empresa.


Voluntário empreendedor

O voluntário empreendedor é o nível mais avançado de maturidade do voluntariado. É quando a empresa ou organização cria um projeto próprio e contínuo que busca, de alguma forma, saciar uma necessidade da sociedade por meio de desafios de inovação social.

Assim como no trabalho voluntário pro bono, esse tipo de atividade precisa estar alinhada com as atividades e os objetivos da empresa. O engajamento do público interno é progressivo e o compromisso e o empoderamento dos colaboradores atingem os mais diversos níveis dentro da organização.

Para saber mais sobre voluntariado empresarial, acesse o site da Atados, uma plataforma social que conecta pessoas e organizações.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
HAPVIDA COMPRA MEDICAL 04/12/19
Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez 28/11/19
Hospitais podem aumentar lucro e disponibilidade com gestão de ativos 28/11/19
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança