TRANSLATE:
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
07/08/17 - DOENÇAS QUE MAIS APOSENTAM OS MÉDICOS NO BRASIL
Conheça os transtornos de saúde que mais aposentam médicos no Brasil
A pressão no ambiente de trabalho pode ser difícil de se lidar para diversos profissionais. Com os médicos não é diferente: longas jornadas de trabalho, noites de sono mal dormidas ou abdicadas, diversos pacientes para atender e condições muitas vezes insalubres em seus empregos geram problemas de saúde nos que deveriam estar mais preparados para cuidar da sociedade.
Pessoas como quaisquer outras, os médicos também possuem famílias, filhos, contas e vidas pessoais para cuidar, e é cada vez mais complicado conciliar seus empregos intensos com essas outras questões.

Tudo isso gera problemas cada vez piores no que diz respeito a sua saúde mental, que acarretam também em sensações físicas a esses profissionais, como desânimo, tristeza profunda e desmotivação no que fazem.

Segundo estudos realizados, o estresse e a depressão são as doenças que mais aposentam o profissional da área de saúde, como médicos e enfermeiros.
Esses distúrbios podem começar a aparecer antes mesmo do indivíduo estar atuando na área, como durante a faculdade, por exemplo, devido a uma carga de estudo muito pesada, refletida em toda a sua jornada como médico.


DEPRESSÃO

A Organização Mundial de Saúde, OMS, define a depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite.
Os médicos vêm desenvolvendo este tipo de transtorno com mais frequência, principalmente os que atuam por mais de 30 horas semanais – o que é bastante comum, ainda mais atrelado aos diversos vínculos empregatícios que o profissional da saúde se envolve.
Esses têm mais chances de desenvolver tais doenças psicossociais, já que esta carga horária intensa é característica dos médicos.


ESTRESSE

O estresse, gerado por preocupações com os pacientes no próprio trabalho e com a dificuldade de conciliar a profissão e a vida pessoal, também é um dos transtornos que mais acometem os médicos no Brasil. Conhecido como o mal do século, o estresse não é apenas perigoso por si só, mas também por estar vinculado a causa de diversas outras doenças, como câncer, hipertensão e diabetes. O estresse nos médicos é causado pelos fatores já citados, mas também por um excesso de atribuições ao mesmo funcionário.

O ideal para lidar com esse transtorno é conseguir algumas horas do dia para descansar, ter um momento de lazer e desligar a mente do trabalho – o que sabemos que, infelizmente, é muito complicado para os médicos brasileiros que não possuem tempo nem mesmo para ficar com a própria família.


OUTRA DOENÇAS

Além disso, outras doenças que também acometem este tipo de empregado são as adquiridas por exposição aos riscos biológicos provenientes de seus próprios pacientes.

Também são comuns as varizes por diversas horas em pé sem descanso, problemas de coluna e infecções na manipulação de materiais cortantes.

Essas doenças citadas, muito fáceis de serem adquiridas, muitas vezes causam no profissional da saúde uma necessidade de se aposentar antes do planejado.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO E NEGOCIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
Destaques
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017
Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios Médicos 2017
2017 - Concurso para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
Inscrições para o Melhores em Gestão® começam em 10 de julho
RAS On-line
RAS Vol. 16 N° 65 Outubro-Dezembro, 2014
Mais Recentes
GRUPO FLEURY ANUNCIA NOVAS AQUISIÇÕES 20/10/17
ANS DÁ SINAL POSITIVO PARA PLANOS POPULARES 20/10/17
Dica de leitura: Vicente Falconi - o Que Importa É Resultado 19/10/17
Simpósio de Medicina do Esporte: avaliação de desportistas, dopping, envelhecimento saudável 18/10/17
Os aplicativos de diagnóstico médico funcionam? | www.wired.co.uk/article/heal...
03/10/17
Falta de planejamento e capacitação são os principais motivos de fechamento de pequenas empresas 03/10/17
Curso de Gestão de Clínicas e Consultórios na APM 03/10/17
Manual de Indicadores de Gestão de Pessoas - 2017 30/09/17
Tecnologia multiplica 'nômades digitais', os profissionais que trabalham enquanto viajam pelo mundo | www.bbc.com/portuguese/geral...
25/09/17
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
4Manual de Gestão Hospitalar
53º Caderno de Indicadores CQH - 2009
6Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
7Por que e como aderir ao Programa CQH
8Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
9Manual de Gestão Hospitalar do CQH
10Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente - a confirmar em 2018
Videoaulas
O indicador passivo trabalhista
Gravidade e repetição do acidente de trabalho