TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
01/01/12 - Compras centralizadas
Hospitais buscam o modelo de central de compras para reduzir custos.
O cenário atual do setor hospitalar brasileiro demonstra algumas tendências como a verticalização, movimentos de fusões e aquisições bem como de compras centralizadas. Uma central de compras é um dos modelos cada vez mais implementados que requer muito planejamento e logística.

Três pilares precisam estar em funcionamento harmônico para que o modelo funcione: diretrizes e processos claros e definidos; tecnologia de TI robusta que garanta informação certa na hora certa; e pessoas capacitadas e comprometidas. Embora a redução de custos seja o objetivo maior de quem participa de uma central dessas, é preciso saber que também existem riscos e divergências. Logo, um pouco de cautela ao avaliar uma central dessas não fará mal a ninguém; grandes entusiasmos com propostas teoricamente lógicas e racionais podem não resistir à análises mais profundas e aos resultados práticos.

Grandes centrais de compras se tornam objeto de cobiça de todo vendedor que procura colocar seus produtos para um número cada vez maior de consumidores. Junto com essa cobiça podem vir práticas pouco éticas tanto de parte de vendedores como de compradores. Quanto maior a central maior a cobiça e maior a vulnerabilidade do sistema e necessidade de controles. Por outro lado as necessidades logísticas também aumentam muito à medida que a central cresce de tal forma que o objetivo de ganhos de escala inicialmente embutidos na proposta correm o risco de se tornarem empecilhos para maior eficiência no sistema pecando pelas dificuldades devidas ao tamanho e complexidade de gerir uma grande operação de compra, estocagem, distribuição e outros detalhes que se seguem ao ganho de escala.

Algumas unidades também reclamam que as grandes centrais tornam as relações impessoais, perdendo-se contatos que, as vezes, até podem levar a compras mais baratas pelas unidades quando comparadas aos preços praticados por toda a central.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
HAPVIDA COMPRA MEDICAL 04/12/19
Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez 28/11/19
Hospitais podem aumentar lucro e disponibilidade com gestão de ativos 28/11/19
LANÇAMENTO 08/11/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança