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Para que servem os sistemas de indicadores?
Entenda a importância de se ter um sistema de indicadores de desempenho
A existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados do que a simples constatação de que está indo bem porque seu faturamento ou o número de clientes está crescendo. Além disso, a medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados por meio de indicadores de desempenho permite às organizações fazerem as intervenções necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis, à medida em que ocorrem as variações entre o planejado e o realizado.

Além de promover a cultura para a excelência, medir os resultados sistematicamente e de forma estruturada é fundamental para a gestão de uma organização, uma vez que possibilita a comparação.

A necessidade de medir o desempenho por meio de indicadores é crescente em todos os tipos de organizações. Vários fatores contribuem para isso, como:

• grau de exigência das partes interessadas, os stakeholders, o que aumenta a necessidade de um processo de medição objetivo, sistemático e transparente, o qual não seja restrito a indicadores econômico-financeiros;

• a prática de remuneração variável com base em um sistema estruturado de indicadores organizacionais está cada vez mais disseminada, gerando a necessidade de critérios corporativos únicos de medição;

• aumento da velocidade e da qualidade na tomada de decisões e, consequentemente, em relação aos seus efeitos. A organização precisa ser cautelosa ao avaliar o impacto sistêmico delas no desempenho global.


Sistemas de indicadores e o MEG

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é um ótimo ponto de partida para avaliar a efetividade das estratégias de uma organização. É a partir dele que os resultados são orientados para as partes interessadas e para os processos internos. Muitos dos resultados não estão no software de indicadores ou na ata da reunião de análise crítica do desempenho, como por exemplo, sustentabilidade Ainda hoje, muitas empresas têm dificuldade para enxergar seus desempenhos sob esta ótica.

Pela importância dos indicadores, a 21ª edição do MEG tem um Fundamento dedicado aos resultados das organizações - Geração de Valor - , que é definido como:

"Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como resultados de processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas."

Este Fundamento orienta as organizações a possuírem um conjunto de indicadores que permitem avaliar seu desempenho em sete esferas diferentes. São elas:

- econômico-financeiro;
- ambiental;
- social;
- clientes;
- fornecedores;
- força de trabalho;
- produtos e serviços.


Fonte: FNQ
Apoio:
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