TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/03/17 - CORRELAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DA FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE E A ISO
Como as Normas ISO (International Organization for Standardization), principalmente as de Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e do Meio Ambiente (ISO 14001) se relacionam com o Modelo de Excelência em Gestão® – MEG da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
imagem


As normas de sistemas de gestão, tal como proposto pela ISO, são normas certificáveis, contemplando um conjunto de requisitos, alicerçados em Princípios de Gestão, validados e aceitos pela comunidade normativa internacional. Já o MEG é composto por um conjunto de processos, alicerçados nos Fundamentos da Gestão para a Excelência, desenvolvido e constantemente atualizado pela FNQ. Boa parte dos Fundamentos da Gestão para Excelência guarda forte correlação com os Princípios de Gestão, a exceção do Fundamento “geração de valor”, que é específico do MEG.

Outra similaridade refere-se ao conceito de aprendizado, que no MEG está alicerçado no ciclo do PDCL (plan, do, check, learn), e sugere que os Fundamentos se relacionam de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. Já os sistemas de gestão certificáveis estão estruturados tendo por referência o ciclo PDCA (plan, do, check, act), voltados para a melhoria contínua.

Adicionalmente, ambos possuem foco: no comprometimento da liderança, na definição de diretrizes, no atendimento às partes interessadas, na análise de riscos, na definição de responsabilidades e competências necessárias, no atendimento legal, no desenvolvimento de produtos e processos, na análise de desempenho e promoção de melhorias, entre outros. O que muda é a abrangência, a abordagem dos sistemas de gestão é limitada ao escopo do sistema, enquanto o MEG foca em toda a organização.

Assim, muitos dos requisitos normativos estão contidos nos processos do MEG, o que nos permite afirmar que o MEG atua como um grande integrador dos diferentes sistemas de gestão. Para uma organização que já tem as certificações, o MEG passa a ser uma evolução natural rumo a excelência da gestão, proporcionando uma visão integrada de todas as práticas organizacionais, alinhadas às estratégias, resultados esperados e necessidades das partes interessadas.


Por Silvana Hoffmann
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Gestão de Pessoas em saúde
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
Gestão de Pessoas em saúde 09/12/19
HAPVIDA COMPRA MEDICAL 04/12/19
Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez 28/11/19
Hospitais podem aumentar lucro e disponibilidade com gestão de ativos 28/11/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança