TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/03/17 - CFM integra Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho
O Conselho Federal de Medicina (CFM) será o único conselho de fiscalização da atividade profissional a participar da elaboração do Movimento Abril Verde. A ação será conduzida pelo Ministério do Trabalho (MTE), em parceria com os Ministérios da Previdência Social; Saúde, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. A primeira reunião para planejamento da campanha com representantes das instituições envolvidas foi realizada nesta semana, em Brasília.
O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade, especialmente empregadores e trabalhadores sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Ferimentos, doenças e mortes causados pelo trabalho geraram uma despesa estimada em R$ 71 bilhões, em 2015, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE.

O movimento deverá promover em abril atividades que alertem para a saúde e segurança do trabalhador. O mês é dedicado à conscientização sobre o tema, no qual a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (Safety Day). No Brasil, também nessa data, celebra-se o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

A cerimônia de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho de será em 4 de abril, no edifício sede do Ministério do Trabalho; com a presença do ministro Ronaldo Nogueira, e autoridades representantes das demais pastas envolvidas. Durante o mês, a auditoria fiscal do trabalho irá efetuar operativos com foco em prevenção de acidentes, além de promover seminários, palestras e ambientação das superintendências e gerências, buscando efetuar a sensibilização da sociedade. Também no próximo mês, as Gerências das Superintendências Regionais do Trabalho serão iluminadas na cor verde, entre outras ações publicitárias.


Fonte: CFM
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
HAPVIDA COMPRA MEDICAL 04/12/19
Hospital da FAB obtém selo de qualidade pela oitava vez 28/11/19
Hospitais podem aumentar lucro e disponibilidade com gestão de ativos 28/11/19
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança