TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10/11/16 - Alunos destacam união da turma em MBA Gestão em Saúde da APM
Desde o início de 2016, está em curso o MBA Executivo em Gestão em Saúde, oferecido pela Associação Paulista de Medicina, em parceria com a Escola de Educação Permanente do HC/FMUSP e com o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (Proahsa)
O programa, que está chegando em sua reta final, tem um ano de duração e mais de 500 horas de carga, tornando-se ideal para médicos e demais profissionais de nível superior que atuem na área da Saúde.

O coordenador da especialização, professor Rubens Baptista Júnior, considera que na sociedade atual é impossível obter sucesso sem possuir conhecimentos na área administrativa. "O conteúdo apresentado capacita o aluno a se tornar gestor, atuando como administrador das organizações hospitalares, se especializando para exercer uma nova função e melhorando a gestão de seu próprio empreendimento”, explica.

Ronaldo Rosa, cardiologista que atua na Santa Casa de São Paulo, concorda com a leitura do professor. O médico, associado da APM desde 1991, buscava exatamente a aplicabilidade diária destes conhecimentos quando decidiu realizar o MBA. "Estou gostando muito, tenho adquirido muitas informações. Recomendo a todos que tiveram a ideia de ocupar um cargo de gestão que façam essa especialização”, depõe.

Há também o caso de quem deseja migrar de área, como o da enfermeira Ana Camila Querubim. Hoje na área assistencial, seu desejo é ir para o setor administrativo. "Quando você quer alterar os rumos de sua carreira, precisa de um curso que conte com instituições de nome. Por isso, optei por este. E também pelo período diferenciado – ser mais curto o torna mais cansativo, mas você realiza em um ano. Os professores são ótimos e pude ganhar muitos contatos novos participando desta turma.”

O período reduzido de duração também chamou a atenção de Mario Serrano, que não deve permanecer em São Paulo mais do que dois anos. O cirurgião plástico procurou o curso por sua vontade de aprender sobre o que fica por trás do atendimento. Para ele, o MBA em Gestão em Saúde é muito bom, com excelente conteúdo e espaço no qual colegas de diferentes setores podem se unir para trocar conhecimento e informação.

"Sempre tive noção de como funciona a gestão, mas não tinha ideia de como poderia melhorar esse conhecimento. Até quando me deparei com a divulgação da APM sobre o MBA. A especialização não só está melhor do que eu esperava, como aqui temos um diferencial muito grande: somos uma turma unida, na qual um dá suporte ao outro. O maior ganho que tivemos aqui foi a rede de contatos. Isso engrandece o curso”, relata o psiquiatra Márcio Eduardo Vieira.

Diante do sucesso desta primeira turma e dos retornos positivos, a APM está se mobilizando para organizar outro grupo de MBA para 2017. "O objetivo é inserir mais conteúdos relativos à economia em Saúde”, adianta Marly Lopez Alonso Mazzucato, aluna do MBA e diretora adjunta de Economia Médica da APM.

A partir do dia 21 de novembro, a APM dá início ao Programa Médico Empreendedor, em parceria com o Sebrae/SP, que terá dois módulos de cursos e consultoria especializada. E se você se possui interesse em cursos de gestão, continue acompanhando o portal e a Revista da APM para ficar por dentro das próximas novidades!
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança