TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11/01/16 - Por que apps de hospitais não são eficientes?
Para acompanhar o ritmo da população cada vez mais conectada à tecnologia, muitos hospitais nos EUA desenvolveram aplicativos para dispositivos móveis como smartphones e tablets. No entanto, um relatório da consultora de tecnologia Accenture aponta que esses apps não estão atingindo as expectativas e necessidades dos pacientes. O relatório diz que enquanto 54% dos consumidores de saúde querem interagir mais com provedores de saúde através de apps em seus smartphones, porém, apenas 2% dos pacientes utilizando o aplicativo de seus hospitais atualmente. Mesmo que nem todos hospitais ofereçam um aplicativo para seus pacientes, muitos deles o fazem: 66% dos 100 maiores hospitais dos EUA possuem algum tipo de app para mobile disponível. Porém, a maioria deles não vêm obtendo uma recepção muito boa de seus pacientes. E isso se deve a dois motivos:
1. Fraca experiência de usuário
2. Funcionalidade ruim
Além disso, apenas 11% dos apps desenvolvidos por hospitais possuem as três funcionalidades que os pacientes mais procuram:
• Acesso à registros médicos eletrônicos;
• Habilidade de agendar, cancelar ou mudar consultas;
• Segunda via de prescrições médicas.
Ao mesmo tempo, empresas terceirizadas, conhecidas como digital health disruptors no relatório da Accenture, estão entrando no mercado com seus próprios apps relacionados à saúde. Eles oferecem um aplicativo que mais se aproxima das necessidades dos consumidores, e isso está fazendo com que os apps de hospitais se tornem impopulares. Para ilustrar melhor esse ponto, a Accenture comparou vários apps de saúde disponíveis nas lojas do Google Play e iTunes.
• Aplicativos de saúde desenvolvidos por provedores de saúde e hospitais receberam classificações medíocres (uma média de 3.6 de 5) e poucos downloads (em torno de 7000).
• Pacientes estão respondendo melhor à apps de saúde de terceiros, como o ZocDoc, que permite que os pacientes agendem consultas. Esse aplicativo recebeu em média uma classificação de 4.5 e teve mais de 300 mil downloads.
• Outro app de sucesso é o iTriage que dá aos pacientes respostas rápidas para perguntas sobre sintomas que os paciente estão experienciando. Este aplicativo já possui mais de um milhão de downloads e tem uma classificação de 4.5.
Isso deixa claro que a demanda por aplicativos de saúde existe, mas hospitais não estão criando apps que valham à pena na visão dos pacientes. Para hospitais que procuram engajar seus pacientes no uso de dispositivos móveis, a Accenture recomenda uma abordagem colaborativa. Ao invés de utilizar sua própria equipe de TI para desenvolver seu app, fazer uma parceria com uma empresa de terceiros na qual os pacientes já confiam. Desta forma, é mais fácil incorporar as funcionalidades mais desejadas pelos pacientes em seus apps sem precisar “reinventar a roda”, ou gastar esforços em programas que pacientes não irão usar.
*Com informações do Healthcare Business & Technology em 06/01/16.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
EUROFARMA E KNIGHT THERAPEUTICS DISPUTAM A BIOTOSCANA 21/10/19
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
SÍNDROME DE BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança