TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
Voluntariado: A importância de investir nas ações sociais
FNQ conta com auxílio de voluntários para avaliar as boas práticas das organizações
imagem


Em reconhecimento ao trabalho realizado, em todo o mundo, por organizações e cidadãos para atingir os Objetivos do Milênio, da ONU, comemora-se o dia Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Econômico e Social, no dia 05 de dezembro.

Além de evidenciar a importância das atividades que valorizam o capital humano e estimulam o fortalecimento da comunidade, a data alerta para a urgência das organizações assumirem um compromisso com as localidades em que estão instaladas. Ciente de sua responsabilidade social, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) reúne, anualmente, milhares de voluntários que são capacitados para realizar visitas e avaliar a maturidade da gestão de organizações de todos os portes e segmentos.

Durante os processos de avaliação e reconhecimento da gestão promovidos pela FNQ, por meio do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), do Prêmio MPE Brasil e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio, esses profissionais produzem relatórios e apontam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na gestão das organizações visitadas, possibilitando que elas implementem mudanças e busquem a excelência.

Confira o relato dos voluntários das premiações:


Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ)

Durante o ciclo 2015, 163 voluntários foram responsáveis pelo processo de avaliação, seleção, visitação, revisão das empresas candidatas ao maior reconhecimento da excelência na gestão das empresas sediadas no Brasil.

Entre os voluntários, Cláudia Anjos aproveita a oportunidade de aprender e de contribuir para o desenvolvimento das empresas participantes. “Atuar como consultora e voluntária nos processos de avaliação baseados no Modelo de Excelência de Gestão® é uma grande forma de reciclagem, em que tenho a oportunidade de ver o MEG sendo utilizado na prática, em empresas de diversos portes e segmentos”, comenta. “Trata-se de um importante movimento e instrumento para promover o engajamento das pessoas e o contato com diferentes realidades, gerando aprendizado e novas vivências que podemos trazer para a nossa vida pessoal e profissional”, complementa.

Outro exemplo, Valério Della segue o exemplo do avô e do pai e procura contribuir para a construção de um Brasil melhor. “O voluntariado, para mim, tem o poder de mudar qualquer cenário ou qualquer situação. Dessa forma, a partir do momento em que um grupo de voluntários decidem mudar uma situação ou um cenário as coisas acontecem”, ressalta.


Prêmio MPE Brasil

Cada vez mais importante no cenário nacional, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Sebrae, pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Gerdau, com o apoio técnico da FNQ, registrou um aumento de quase 10% no número de voluntários, se comparado com o ciclo de 2013. Ao todo, a premiação contou com a participação de 1.198 avaliadores.

O trabalho realizado pela Fundação é valorizado e reforça a importância da atuação conjunta com a sociedade para o desenvolvimento das melhores práticas da gestão brasileira. “A FNQ tem me proporcionado experiências memoráveis. Os encontros com diversos consultores nas reuniões técnicas permitem uma interação com colegas das mais diversas localidades do Brasil. A possibilidade de visitar empresas em regiões diferentes da que estou permite um crescimento como consultor, pois passo a entender realidades de empresas, seus esforços para inovar e muitas práticas de gestão que permitem o seu crescimento nos diversos aspectos: econômico, social e ambiental”, comenta o voluntário Claudio Scavassa.

A oportunidade de conhecer novos negócios e a metodologia do prêmio estimulou ainda mais o voluntário Wilier Sciaca a participar do MPE Brasil. “Orgulho-me em saber que meu trabalho está ajudando diretamente no desenvolvimento das indústrias e demais negócios”, afirma.

Assim como os demais, Guilherme André acredita que o voluntariado alcança as lacunas deixadas pelas políticas públicas. “A motivação para me tornar voluntário veio da possibilidade de ‘sair da caixa’ e poder contribuir disseminando a cultura da excelência em gestão para as organizações e assim contribuir com o crescimento do nosso País, ao mesmo tempo que eu também poderia crescer, conhecendo novas metodologias e vivenciando novas experiências práticas em diferentes organizações”, explica.


Prêmio Sebrae Mulher de Negócio (PSMN)

Contrariando as expectativas para o ano de 2015, o PSMN registrou aumento no número de organizações inscritas e de voluntários participantes. Com 573 avaliadores, a iniciativa realizada pelo Sebrae, em parceria a Secretaria de Política para as Mulheres, BPW Brasil e com apoio técnico da (FNQ), torna-se cada vez mais conhecida pelo público feminino.

Exemplo entre os voluntários, Nelijane Ricarte acredita na realização de projetos que aproximam pessoas, estimulam a criação da cultura de cooperação e tornam mais humanos todos aqueles que se envolvem com uma causa. “Foram trabalhos gratificantes, emocionantes e de muito aprendizado, em que pude fazer a minha parte para que coisas boas acontecessem”, comenta.

Da mesma forma, a voluntária Jane Eyre afirma ter se tornado uma profissional melhor após a participação na premiação. “Durante esses anos de voluntariado junto ao Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, tive contato com muitas histórias de vida e de gestão que aumentaram meu conhecimento como consultora empresarial, que me ajudaram a reforçar meus princípios e deixar de reclamar de pequenas coisas, que, olhando de forma sistêmica, não tem mesmo tanta importância”, pontua. “Todos os dias recebo tudo o que preciso para viver e ser feliz. Por isso, fazer algo pelos outros, me faz sentir melhor, estou fazendo a minha parte na corrente do bem”, completa.


Fonte: FNQ
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança