TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
Construa sua caixa d' água de dinheiro
Conquistar a independência financeira envolve mudança de hábitos
imagem


Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, já dizia Albert Einstein. As pessoas querem resultados diferentes, mas insistem em fazer tudo sempre do mesmo jeito. Além de repensar alguns hábitos que estejam impedindo você de gerar riqueza, repense sua forma de investir o seu dinheiro.

Hoje, o brasileiro passa por um momento mágico de ter uma boa rentabilidade com baixo risco, correlações por natureza inversas. Nesses tempos de juros nas alturas, é possível conseguir 16% de rentabilidade ao ano correndo pouquíssimo risco. Estou falando de investimentos em CDB, LCA, LCI e Debêntures. Além do que, está protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, uma entidade público-privada que garante o ressarcimento integral do dinheiro se a instituição quebrar, até R$ 250.000 por CPF, por instituição.

Então, não é preciso correr o risco de investir em ações para buscar uma rentabilidade maior. Fuja delas agora. Este mercado agora é para quem é especulador profissional, aqueles poucos sujeitos que conhecem muito do assunto e têm quatro telas de computador à frente monitorando informações e mercados do mundo inteiro. É só para “experts”.

Acredito em ações em mercados maduros, como o norte-americano que, se pegarmos um histórico de 80 anos, nos mostra que em qualquer intervalo de mais de sete anos, ganha-se mais investindo em ações do que em renda fixa. Essa realidade não vale para o nosso mercado jovem e distorcido pelas altas taxas de juros. Nos últimos 20 anos, quem investiu em bons produtos de renda fixa ganhou mais dinheiro do que se tivesse investido em uma cesta com boas ações.

Outro cuidado especial é não imobilizar seu patrimônio excessivamente em imóveis. Se na hora de usufruir da renda você passa por um momento como o que estamos, pode perder seu inquilino e sua renda. E pior, ainda tem que pagar IPTU e condomínio. Ter muitos imóveis envolve ter ao seu lado um especialista que saiba fazer as trocas de estoque sempre que identificar uma mudança no entorno ou identificar uma oportunidade melhor. A diferença do patrimônio imobiliário para o patrimônio líquido é que dinheiro investido tem mobilidade. Você sai rápido de uma armadilha e aproveita o tempo das oportunidades.

Pense também em diversificar em várias moedas. O portfólio ideal, para quem trabalha e mora no Brasil, sugere colocar um terço em real, um terço em dólar e o outro terço em euro ou libra. Assim, está sempre aproveitando de uma economia pujante e se protegendo de uma economia recessiva. E, por fim, se estou com dor de cabeça, posso estudar Medicina, me especializar em Neurologia e assim me tratar. Ou posso resolver mais rápido contratando um médico especialista. Portanto, não hesite em contratar um coach financeiro para cuidar do seu patrimônio. Sai muito mais barato.


Artigo de Rodrigo Bussab, CPO da FS Advisors e colunista do Jornal DCI
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança