TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/12/15 - Como aproveitar bem os últimos dias do ano?
Falta muito pouco para o ano novo, mas ainda dá tempo de fazer alguns movimentos estratégicos para começar 2016 com os seus assuntos profissionais em dia.
É o que diz o coach e consultor organizacional Homero Reis. Para ele, este é o momento de fazer uma retrospectiva da sua vida em 2015, repaginar a sua imagem profissional e planejar os próximos passos da sua carreira.

imagem


Segundo o consultor Paulo Vieira, também é a hora de atualizar leituras atrasadas ou até fazer cursos online para os quais você não teve tempo no ano que passou. "Leia, busque conhecimento na internet e, sobretudo, pare para refletir sobre si mesmo ", afirma.

Contudo, vale o alerta: o período de recesso pode - e deve - ser usado para o descanso. "Não se esqueça de relaxar e investir em ócio criativo", diz Reis. "Só assim você conseguirá começar um novo ciclo com energia e motivação".

A seguir, navegue pelos slides para ver como aproveitar os últimos dias de 2015 de forma estratégica, segundo especialistas ouvidos por EXAME.com:


Faça um balanço de 5 aspectos da sua vida profissional

Para começar, diz o coach Eduardo Ferraz, você precisa fazer um balanço de cinco aspectos da sua carreira: estabilidade, remuneração, aprendizado, ascensão profissional e nível de realização.

Para cada um deles, você deve se perguntar: a situação está igual, pior ou melhor do que há um ano? Você se sente mais ou menos seguro no seu emprego? O seu salário aumentou ou diminuiu? Você recebeu promoções ou foi rebaixado? O seu grau de satisfação com o trabalho é maior ou menor do que no passado? Respondidas essas perguntas, você terá um panorama amplo da sua situação profissional às vésperas de 2016.


Relembre episódios da sua carreira em 2015

Feito o balanço, é importante perguntar como você contribuiu para o estado atual da sua carreira. Como foi a sua vida profissional em 2015? Quais foram momentos de que você se orgulhou? Que situações gostaria de ter evitado?

Pense em episódios positivos e negativos que marcaram este ano - e procure extrair uma conclusão de cada um deles. De acordo com Ferraz, colocar a memória para funcionar ajuda a compor um quadro mais rico das suas forças e fraquezas profissionais. Afinal, você precisa entender o que fez - e o que não fez - para que a sua carreira tenha chegado aonde chegou.


Peça feedback

Autoavaliações são essenciais, mas também é preciso levar em conta a percepção dos outros. No entanto, diz Ferraz, não basta participar da avaliação de desempenho tradicionalmente organizada pelas empresas no fim do ano.

Segundo o coach, é importante buscar algo além do feedback burocrático. "Peça críticas e sugestões a uma pessoa realmente sincera, como um mentor ou colega mais próximo, que você sabe que não terá filtros e dirá o que você precisa ouvir", afirma.


Estabeleça objetivos (e prazos)

A partir dos feedbacks e da sua autoavaliação, é possível traçar um plano para a sua carreira no próximo ano. A sua meta pode ser mudar de emprego, fazer uma pós-graduação ou até abrir o seu próprio negócio. O importante é não começar 2016 sem ter algum objetivo em mente.

A seguir, estabeleça prazos. Afinal, diz Ferraz, fixar datas é uma forma de tornar as suas ambições mais concretas - e fugir das famigeradas "resoluções de fim de ano" e outras promessas vagas. De acordo com o especialista, o ideal é elaborar um cronograma para o ano inteiro e programar revisões trimestrais.


Reformule a sua agenda

Você administrou bem o seu tempo em 2015? Na hora de estabelecer as suas metas para o próximo ano, recomenda o coach Homero Reis, procure abrir o maior espaço possível na sua agenda para atividades não relacionadas diretamente ao trabalho.

"Repense a sua rotina e crie um modelo para o ano que vem com brechas para se aprimorar, passar tempo com a família, dormir o suficiente e cuidar da saúde", afirma o consultor.


Revise seu CV e perfis nas redes sociais

Atualizar o currículo e perfis em redes sociais como o LinkedIn é uma tarefa para os 365 dias do ano. Mesmo assim, você pode usar a iminente chegada de 2016 como um pretexto para deixar de procrastinar e finalmente se lançar à missão, orienta Ferraz.

Os motivos são evidentes: estar com o CV em dia é fundamental num mercado de trabalho instável como o atual, e há cada vez mais evidências de que os recrutadores não contratam ninguém sem antes checar o seu perfil online.


Atualize o seu guarda-roupas

Quer você queira, quer não, as roupas são um componente essencial da imagem que você transmite no trabalho.

Segundo Reis, ainda que cuidar do seu vestuário profissional deva ser uma preocupação constante, a virada do ano pode ser uma "desculpa" para doar e substituir as peças que estão há tempo demais no armário.


Fonte: exame.com, Claudia Gasparini, em 01/12/15
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança