TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/11/15 - Música nos Hospitais
A Associação Paulista de Medicina (APM) é a criadora e coordenadora do projeto “Música nos Hospitais”, levando a música como terapia e ferramenta de humaização para os hospitais de São Paulo e de alguns outros estados.
imagem


Com repertório que contempla desde o clássico de Vivaldi e Mozart até o vigoroso tango argentino de Astor Piazzola, passando pela harmonia de Tom Jobim e o colorido musical dos Beatles, a música é usada como ferramenta terapêutica de cuidado humanizado em vários hospitais de São Paulo e alguns do Brasil, cujo foco está nos aspectos psicossociais do paciente e de sua família.

Para proporcionar os benefícios da música a todos os pacientes, especialmente aos que não podem deslocar-se até o local onde orquestras tocam, grupos musicais se dividem para levar espetáculo para os quartos e corredores dos hospitais. Além disso, visando ampliar o número de eventos, trios fazem apresentações menores. Estas apresentações são consideradas uma ação complementar e ocorrem em datas diversas daquelas em que há apresentações de orquestras. Nesses pocket shows, os músicos alternam instrumentos como contrabaixo acústico, saxofone, flauta e acordeom, e executam músicas pedidas pelo público participante.

O programa “Música nos Hospitais” teve início em 2004, abrangendo hospitais do estado de São Paulo, e a partir de 2007 estendeu-se para todo o país. Já foram realizados 162 concertos, alcançando mais de 50 mil pessoas em 63 hospitais; 36 na capital, 19 em outros municípios paulistas; e 8 em outras regiões do Brasil. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, e são assistidas em média por uma plateia de 300 a 700 pessoas.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association - AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Teraphy - WFMT) enumeram os efeitos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.

Fundada em 1930, a Associação Paulista de Medicina (APM), criadora e coordenadora do projeto, é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além da “Música nos Hospitais”, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família; e Hiroshima e Nagasaki: Um agosto para Nunca Esquecer!. Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, Escola de Artes, Biblioteca, Pinacoteca e Museu de História da Medicina.

A próxima apresentação do “Música nos Hospitais” acontecerá no dia 18 de novembro, as 11:00 horas no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Avenida Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera – São Paulo/SP. É um evento gratuito.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
EUROFARMA E KNIGHT THERAPEUTICS DISPUTAM A BIOTOSCANA 21/10/19
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
SÍNDROME DE BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança