TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMOS ARTIGOS
Melhores práticas de gestão ajudam nos resultados
Entende-se por gestão eficiente aquela que tem a sustentabilidade como pilar principal para assegurar perenidade às suas operações, gerar riqueza os acionistas, minimizar riscos, preservar o meio ambiente e, sobretudo, colaborar para o desenvolvimento da sociedade. Na área de saúde, na esfera privada ou pública, as melhores práticas em gestão vão ao encontro de garantir às pessoas o direito a cuidados, o que também elevam os padrões de atendimento médico, ao mesmo tempo em que oferece lucro à instituição.

Embora os custos de saúde per capita estejam cada vez mais altos no país, uma parcela significativa do atendimento ao paciente ainda é redundante ou ineficaz. Esses custos, na sua maioria, acabam onerando o departamento administrativo e dificultam o caminho para aperfeiçoar a gestão. Para melhorar as práticas das instituições do setor de saúde, é preciso promover a implementação de sistemas que propiciem aos pacientes o cuidado apropriado e em ambiente seguro.

A tecnologia da informação é um dos principais impulsionadores de melhores práticas de gestão. Com ela é possível promover a melhoria da qualidade e experiência do paciente. Redesenhar processos internos também colabora para atender à demanda e promover melhores práticas. No caso de uma esfera pública, a melhoria na gestão promove mais do que modernização, o que acaba por melhorar os serviços públicos prestados ao cidadão.
Para um gestor que visa usar das melhores práticas em gestão da saúde, além de contar com o apoio e suporte de um sistema de TI, o caminho (e desafio) é priorizar ações planejadas, deixando para profissionais habilitados questões operacionais.

Outro caminho que leva à prática de uma gestão mais elaborada é a formação de um conselho de administração. Com a responsabilidade de proteger os interesses da empresa e dos acionistas, o conselho de administração é elemento fundamental na tomada de decisões estratégicas. São os membros do conselho que monitoram o desempenho do negócio, avaliam e desenvolvem planos para enfrentar possíveis riscos e, principalmente, condicionam a atuação da empresa nos limites da lei, agindo com ética e responsabilidade. O conselho de administração é peça integrante para que os princípios de governança corporativa sejam plenamente atendidos e precisa ter profissionais da área financeira, gestão de risco, tecnologia, recursos humanos, além de especialistas na saúde.

As melhores práticas em gestão da saúde ainda passam por uma reorganização de processos de atendimento. É preciso que essa etapa ofereça serviços de alto valor aos pacientes. Isso vai exigir planejamento estratégico e principalmente, novos sistemas de TI. Depende também da criação de uma cultura de baixo para cima que permita que aqueles que entregam o cuidado possam identificar as melhorias necessárias na operação.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Curso da APM ajuda na sustentabilidade de empreendimentos médicos
Liderança 4.0
Novo : Desafios da Lei Geral de Proteção de Dados para a Área da Saúde
Gestão de Pessoas em Saúde
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Mais Recentes
Indicadores para análise durante a pandemia - CQH e APM 03/07/20
Soluções Emergenciais para Ambientes Contaminados com Covid-19 03/07/20
Ikigai 03/07/20
Dr. Eduardo D'Aguiar concede entrevista para a TV Cultura 03/07/20
Sejam bem-vindos equipe da Santa Casa de Curitiba, o mais novo hospital a aderir ao Programa CQH. 03/07/20
Cibelle Naves - Coordenadora do Nageh IRAS - Uma Reflexão em Tempos de Covid-19 11/06/20
Medidas do sistema de saúde da Holanda no enfrentamento da Covid-19 11/06/20
Homenagem da Sta Casa São Jose Rio Preto ao mês da Enfermagem 10/06/20
A Gestão da Crise Covid-19 no Hospital das Clínicas da FMUSP 10/06/20
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança

apmsompas