TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/07/15 - Fusões no mercado de saúde norte-americano; Anthem compra a Cigna
Obamacare ajuda essas negociações
O setor de planos de saúde nos Estados Unidos está se consolidando rapidamente. No dia 24 de julho, um grande operador de planos de saúde chegou a um acordo para comprar a sua rival Cigna numa negociação de 54 bilhões de dólares. O anúncio acontece imediatamente após o acordo de 37 bilhões de dólares entre a Aetna e a Humana. Recentemente a UnitedHealth adquiriu a Catamaran, que administra farmácias.

Um fator importante nessa onda de fusões em todo o setor saúde acontece como consequencia da Lei da Assistencia Acessível (Affordable Care Act), tambem chamada de Obamacare. Essa Lei aumentou a quantidade de pessoas que podem ser asseguradas numa tentativa de compensar alguns dos muitos desperdícios do ineficiente sistema de saúde norteamericano, que custa 3 trilhões de dólares por ano.

Os ganhos de escala são cada vez mais importantes para o setor de seguro saúde no país, na medida que o número de segurados aumenta e as margens de lucro estão ficando cada vez menores. O tamanho também ajudará as operadoras nas suas negociações com os hospitais os quais já tiveram seu poder de barganha aumentado, recentemente, por meio dos seus processos de fusões. Por isso, todas as operadoras privadas e os planos públicos para pessoas idosas (Medicare) pensam mudar para a nova forma de pagamentos por resultados em vez de pagar por serviços prestados.

A operadora com carteira de clientes maior, terá condições de conseguir melhores negociações. As maiores operadoras conseguirão mais facilmente ter cobertura nacional o que também será importante para fazer vendas diretas para pessoas físicas e não por meio dos planos empresariais.

Ainda existe muita dúvida se as economias que as seguradoras farão com o aumento de tamanho serão repassadas aos consumidores. Algumas pesquisas sugerem que fusões anteriores resultaram em maior custo para os consumidores. A Cigna oferece para empresas pequenas os preços de apolices de seguro mais competitivos do mercado e a preocupação é se com a absorção pela Anthem estes consumidore perderão o acesso à essas opções de baixo preço.

Tudo isso sugere que o Ministério da Justiça precisa investigar o setor de planos de saúde com relação à práticas anti-competitivas. Representantes do Ministério disseram antes de começar a onda de fusões e aquisições que se esse movimento progredisse teria efeito no contexto de todo o setor (mais do que considerar cada caso isolado). Esses casos ainda não estão totalmente consolidados.

Agora as três maiores operadoras no sistema são: UnitedHealth (controladora da Amil), com mais de 120 bilhões de dólares de faturamento anual; Anthem e Aetna com faturamento em torno de 100 bilhões de dólares cada uma.


Fonte:- The Economist
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 25/10/19
LIDERANÇA 25/10/19
SÍNDROME DE BURNOUT 25/10/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança