TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/07/15 - O efeito antiestresse dos livros de colorir
É a nova moda para adultos
Os livros de colorir para adultos ganham destaque nas prateleiras de best-sellers de qualquer livraria. Além de remeterem à infância, prometem minimizar o estresse e refrescar a mente de quem arrisca dedicar um tempo de seu dia para pintar mandalas, flores e diversas outras temáticas disponíveis.

A proposta é proporcionar uma espécie de terapia. Garantindo um relaxamento, é possível encontrar em suas capas conceitos como “Arte-terapia” ou “Terapia Anti-Stress”, quando, na verdade, trata-se de uma atividade terapêutica que pode ser complementar a uma terapia, dependendo do modo como a pessoa encará-los: positiva ou negativamente.

Sônia Brucki, membro do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), afirma que o efeito antiestresse é relativo e só é garantido quando a atividade for realmente agradável para a pessoa.

De acordo com a neurologista, qualquer atividade prazerosa para alguém pode ser estimulante e relaxante. Por isso, para aqueles que gostam de se aventurar com essa nova moda, saiba que eles podem colaborar com o bem-estar do indivíduo e com o desenvolvimento da concentração, deixando a pessoa fixada na realização da tarefa. “Se a atividade é prazerosa, você sentirá estímulo e liberação de endorfinas, assim como a estimulação da amígdala cerebelosa, que é um importante centro de controle de nossas emoções”, explica.

A destreza manual, as funções visuais, visoespaciais e executivas, como a escolha de cores e a ordem em que o desenho será pintado são alguns dos estímulos cerebrais ativados com a pintura. A estimulação da criatividade dependerá de como cada um desenvolve o ato de colorir. O tipo de desenho, na verdade, não determinará o efeito relaxante, mas se o detalhamento das imagens for maior, será exigida mais atenção, destreza manual e percepção visual de quem está pintando.

Para quem sofre de estresse agudo e crônico, essas publicações podem ser um complemento interessante para lidar com o dia-a-dia. Levando em conta que o efeito antiestresse dos livros é relativo, a dra. Sônia afirma que “os livros de colorir podem ser utilizados em conjunto com as terapias, aproveitados de acordo com a necessidade e preferência do paciente, mas não são substitutos de outras terapias realizadas com profissionais habilitados”, considera.

Assim como qualquer outra atividade, devem ser administrados com moderação, para não se tornar uma espécie de “fuga” da realidade, o que pode ser prejudicial. Por mais que se torne um momento particular, de concentração e uma forma de desligar-se do mundo exterior, é válido lembrar que eles não eliminarão os problemas; no máximo, podem amenizar seus efeitos. A pintura, que não é mais um hobby exclusivo das crianças, pode ser uma atividade lúdica e divertida, tornando-se uma aliada para lidar com a rotina estressante e caótica.
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Hospital Netto Campello recebe selo do CQH
Mais Recentes
LANÇAMENTO 08/11/19
COMUNICAÇÃO 04/11/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 25/10/19
LIDERANÇA 25/10/19
SÍNDROME DE BURNOUT 25/10/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança