TRANSLATE:
header_logo
Login
ESTRATÉGIAS E PLANOS
Os 10 pontos básicos ao formalizar qualquer parceria
Os itens essenciais que você precisa verificar antes de finalizar o contrato de qualquer parceria. Será que você não está se esquecendo de algum deles?
imagem


Abaixo compartilho com você os pontos essenciais a observar quando você está prestes a formalizar uma parceria.

1. Obtenha seu acordo por escrito. Sim, você é ocupado, e os advogados são caros, mas se você não pode dispor de tempo e dinheiro para documentar corretamente a parceria, você deveria realmente entrar nela?

2. Certifique-se de que você compartilha valores e visão comuns com o parceiro. Não basta olhar para os pontos e intenções em comum. Pare por um momento e liste todos os pontos que vocês não se encaixam, e as razões pelas quais vocês não devem ser parceiros. Isso ajudará você a decidir claramente antes de ir mais adiante.

3. A integridade é uma valor essencial em qualquer escolha de parceiros. Que provas você tem da integridade do seu sócio potencial? Ou de sua falta de integridade?

4. Avalie seus potenciais parceiros em relações comerciais e pessoais anteriores para ver o que isso revela sobre como eles irão se comportar durante e depois de um relacionamento comercial. Como os prospectos de investimento costumam dizer, "rentabilidade passada não é garantia de desempenho futuro", com o comportamento humano, por enquanto, essa é a sua melhor pista.

5. Em seu acordo escrito, coloque o ônus em fazer a parceria funcionar. Torne o acordo menos favorável para desistir ou encerrar a parceria. Esta cláusula empurrará ambos para trabalhar na solução de problemas.

6. Certifique-se do "equilíbrio da parceria". Você não deve baseá-la em tempo investido, mas sim no valor criado. Ambos devem sentir-se justamente recompensados ou a situação não vai funcionar. Contabilize as contribuições que todos os parceiros irão fazer ao negócio e coloque um valor equitativo em cada uma destas contribuições. Procure por medidas externas de valor - quanto valem essas contribuições no mercado? Recompensas e controle devem acompanhar a contribuição e o risco. Se as coisas mudarem ao longo do tempo, o contrato precisará refletir como isso vai impactar a divisão de lucros e a participação acionária.

7. Escolha a adequada estrutura legal logo no início da parceria.

8. Faça a parte escrita do acordo durante a fase "lua de mel" da parceria. Se vocês não podem fazer as coisas acordadas por escrito quando vocês estão "in love", como vocês irão fazer essas coisas no final, quando as emoções estarão elevadas e os advogados sussurrando?

9. Considere fazer um "piloto" para ver como é trabalhar juntos em primeiro lugar, antes de entrar em uma parceria de negócios a longo prazo. Em outras palavras, more junto antes de casar.

10. Incorpore no contrato escrito como lidar com as situações de interrupção mais conhecidas: morte, desentendimento, dívidas, divórcio, incapacidade por doença.


Desejo-lhe a melhor sorte em suas parcerias. Lembre-se, o seu papel e necessidades na parceria vão mudar ao longo do tempo. Certifique-se de manter o diálogo com o(s) seu(s) parceiro(s) aberto ao longo do caminho.


Fonte: traduzido de artigo de David Finkel, publicado por inc.com, em 01/04/15
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
PÓS PAGAMENTO EM PLANOS DE SAÚDE 06/09/19
INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO PACS OTIMIZA LAUDO RADIOLÓGICO 04/09/19
CARREIRA PROFISSIONAL INTERNACIONAL 30/08/19
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO 29/08/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança