TRANSLATE:
header_logo
Login
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/03/15 - Como fazer uma apresentação impecável
Algumas pessoas batalham a vida inteira para alcançar uma boa reputação. Mas o americano Taylor Mali conseguiu isso com um único discurso, feito espontaneamente durante um concurso de poesias em Chicago, em 2000.
Na época, Mali era professor do ensino médio em Nova York e comentava com a plateia a ocasião em que foi esnobado por um advogado por ter escolhido uma profissão mal remunerada.

"Você quer saber o que eu faço? Eu faço esses jovens se esforçarem mais do que eles julgavam ser capazes", disse Mali, iniciando uma fala que viria a ser colocada no YouTube e assistida mais de 6 milhões de vezes. "Eu faço um aluno mediano se sentir o mais inteligente da turma e faço com que um gênio busque nada menos do que a perfeição."

E ele foi além, proferindo que ensinar é um trabalho nobre e não pode ser julgado apenas pelo valor do salário pago.

Hoje, assistindo ao vídeo, Mali reconhece que o discurso fez sucesso por causa do tom apaixonado que usou. "A fala está carregada de uma indignação justificada, e isso é sempre positivo em uma oratória", define.


Foco na plateia

Essas mesmas características também tendem a funcionar no ambiente corporativo.

As apresentações acompanhadas de PowerPoint são praticamente uma constante, mas poucas empresas realmente treinam seus funcionários para evitar que o discurso seja menos "seco e analítico", como define Jill Avery, professora da Harvard Business School, nos Estados Unidos. "Imagine o impacto de uma apresentação carregada de envolvimento emocional ou com um forte arco narrativo."

imagem
Um passo importante é encarar cada discurso como uma história, com introdução, narrativa, argumento, discussão e conclusão



Segundo a especialista, falar em público é algo que pode ser aprendido. "Algumas pessoas acreditam que ou são bons oradores ou não são. Mas a verdade é que essas habilidades podem ser dominadas com a prática", explica Avery.

Para começar, ela sugere que se evite o erro mais comum quando alguém prepara um discurso, que é se perguntar: "O que eu quero dizer?". Ao invés disso, Avery dá a dica de se perguntar: "O que a plateia quer ouvir?".

Um exemplo: durante uma reunião em que você tenha que comunicar notícias negativas, pense no que a equipe precisa escutar para continuar com o moral alto e não só no que os seus chefes querem que você diga.

Outro passo importante é encarar cada discurso como uma história, com introdução, narrativa, argumento, discussão e conclusão. "A plateia deve se sentir levada em uma viagem, em vez de apenas assistir a um relato de fatos e números", afirma Avery.

Não é só uma boa história que faz uma fala ser convincente e envolvente. "Muitas vezes, o orador exagera na quantidade de slides e gráficos, que acabam se tornando a base de discursos ruins", diz a professora.

Em vez disso, tente primeiramente criar uma boa apresentação e depois pense em recursos audiovisuais que possam ajudá-lo a contar a narrativa. "Os maiores discursos da História não tiveram PowerPoint", aponta Avery.

Um erro comum de muitos gerentes, ao prepararem uma apresentação para clientes ou para seus superiores, é reaproveitar slides antigos e criar um discurso em torno deles.
Segundo Tor Haugnes, professor da BI Norwegian Business School, em Oslo, é importante praticar diante de alguém conhecido e confiável

"Use slides para acrescentar algo à apresentação, para incrementá-la", ensina Avery. "E nunca coloque trechos de sua fala nas figuras. Apenas utilize elementos visuais para enfatizar os pontos que você está destacando verbalmente."


A importância da prática

A próxima etapa é praticar diante de alguém conhecido e confiável, segundo recomenda Tor Haugnes, professor da BI Norwegian Business School, em Oslo, na Noruega. "Essa pessoa poderá fazer comentários honestos e construtivos sobre a apresentação."

É possível que, no início, muita coisa saia errada. "É normal adotarmos algum tipo de tique, algo que irrita a plateia", diz Haugnes. Ele próprio conta que tinha a mania de girar um lápis entre os dedos enquanto falava e só parou quando um colega chamou sua atenção.

"Muitas pessoas têm mais medo de falar em público do que de qualquer outra coisa. Isso, na realidade, é um bom ponto de partida porque você sabe que os outros também sentem o mesmo", afirma o professor.

Voltando a Mali, o apaixonado professor de Nova York, o sucesso daquele discurso fez com que ele se tornasse um profissional das palestras motivacionais, principalmente em encontros de professores.

"Boa parte de um bom discurso está em encontrar a emoção necessária", afirma ele. "Sua plateia merece assistir a uma fala e a um desempenho renovados."

Por isso, da próxima vez que tiver que fazer uma apresentação, ainda que rotineira, lembre-se de contar uma história permeada por emoção. É bem provável que você ganhe os corações dos ouvintes.


Fonte: bbc.com - Eric Barton - 24/03/2015
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
Gestão de Pessoas em Saúde
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
Concentração hospitalar 15/01/20
Despesa com saúde deve subir R$ 10,6 bi até 2027 10/01/20
Enkyo lança pedra fundamental do projeto de expansão do Hospital Nipo Brasileiro em 2020 10/01/20
Ministério da Saúde quer conhecer o perfil de saúde dos brasileiros 10/01/20
Aumento de custo médico-hospitalar deve ser de 15% 10/01/20
Plataforma de gestão otimiza planos, hospitais e SUS e reduz desperdícios 07/01/20
Hospital Samaritano Higienópolis recebe quinta reacreditação da JCI 07/01/20
Mais vidas foram salvas com a redução de infecções em UTIs do SUS 07/01/20
Setor de saúde bate recorde em fusões e aquisições neste ano 07/01/20
Só 7% dos paulistanos apresentam saúde cardiovascular ideal, diz estudo da USP 07/01/20
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança

apmsompas