TRANSLATE:
header_logo
Login
POLÍTICAS DE SAÚDE
Cuidados que custam menos
Cingapura, uma cidade de 5,3 milhões de habitantes tem um dos sistemas de saúde mais eficientes do mundo
Se você vai ficar doente, Cingapura é o lugar para fazê-lo.

Classificado como um dos sistemas mais eficientes do planeta, o programa de saúde pública da cidade-estado é usado por 80% dos moradores.

imagem


Mais importante, Cingapura gasta menos com saúde do que qualquer outro país rico do mundo. Em 2013, 4,7% do seu produto interno bruto foi para a saúde; os Estados Unidos gastaram 17,9%, de acordo com o Banco Mundial.

Então, qual é o seu segredo? O Ministério da Saúde exige que todos os cidadãos participem de um programa de poupança de saúde chamado Medisave, o que garante que eles tenham o suficiente guardado para cobrir as despesas futuras. Os moradores também recebem subsídios de cuidados de saúde com base no nível de renda. Os custos médicos devem ser apresentados de forma clara, e o governo controla as companhias de seguros.

"Preço e transparência de resultados são muito importantes para a qualidade", disse William Haseltine, chairman e presidente da ACCESS Health International Inc. e ex-professor da Harvard Medical School e da Harvard School of Public Health. "Sem isso, é muito difícil de gerir um sistema de cuidados de saúde".

Em seu livro, "Excelência Acessível: A História do Sistema de Saúde de Cingapura", Haseltine diz que Cingapura entendeu cedo a necessidade de integrar a saúde com todos os aspectos de planejamento urbano. Habitação, água, alimentos, qualidade do ar, o tráfego rodoviário, parques e muito mais foram consideradas como sendo parte de um sistema de saúde holística.

Baixe o livro: Affordable Excellence. The Singapore Healthcare Story nova aba

Prestar atenção às condições sociais e ambientais como essas é uma característica dos sistemas de cuidados de saúde bem-sucedidos, diz Kisha B. Holden, professor associado de psiquiatria e ciências comportamentais da Faculdade de Medicina Morehouse, que é especialista em disparidades na saúde.

Programas de saúde de qualidade prestam atenção às necessidades do povo a ser servido, diz ela. Eles têm sistemas financeiros atraentes, fornecem educação à comunidade e se concentram em cuidados preventivos – tudo que Cingapura faz.

Haseltine diz que algumas das campanhas de saúde mais bem-sucedidos de Cingapura incluem aluguel de bicicletas, programas livres de gordura trans e programas anti-tabagismo. Há também uma agência de governo inteiro, o Conselho de Promoção da Saúde, dedicada a promover uma alimentação saudável, exercício físico, educação em saúde e exames médicos regulares.

"Eles desenvolveram um sistema de muito alta qualidade de cuidados de saúde, que oferece atendimento uniforme, independentemente da renda", disse Haseltine.

Ele acredita que os princípios que fazem o trabalho do sistema de saúde de cingapura ter sucesso, também pode ser aplicado em outros lugares.

"É importante olhar para o que pode ser feito. Cuidados de saúde de alta qualidade podem ser entregue na fração do custo que são hoje em vários países".


Fonte: traduzido de cnn.com – artigo de Sara Cheshire – 26-01-2015
Apoio:
xhl


sicredi
Blog
A tecnologia pode ajudar a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil
A discussão de compliance e ética no CQH 2018
Destaques
2019 - Concursos para obtenção de título de especialista em medicina preventiva e certificado de área de atuação em administração em saúde
CQH: Hospital Regional de Presidente Prudente recebe selo
Em 25/10/2018, o Hospital Policlin de Taubaté recebeu selo do Programa CQH
Santa Casa de Limeira recebe Selo de Conformidade do Programa CQH
CQH 2019 - XX CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE e III CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA PREVENTIVA E DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
Haino Burmester é homenageado por trabalho à frente do CQH
Mais Recentes
PRÉ LANÇAMENTO “GESTÃO DE PESSOAS EM SAÚDE”: 11/10/19
FLEURY COMPRA DIAGMAX 08/10/19
AUTOGESTÃO 07/10/19
Apresentações 30/09/19
Apresentações 30/09/19
PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS 27/09/19
BURNOUT 23/09/19
LIDERANÇA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO 23/09/19
GOVERNANÇA CORPORATIVA 23/09/19
Mais Lidas
1Manual de Indicadores de Enfermagem NAGEH 2012
2Rumo à Excelência: Critérios para avaliação do desempenho e diagnóstico organizacional
3CQH - Roteiro de Visitas
43º Caderno de Indicadores CQH - 2009
5Manual de Gestão Hospitalar
6Por que e como aderir ao Programa CQH
7Acreditação hospitalar: um movimento inexorável?
8Manual de Gestão Hospitalar do CQH
9Prêmio Nacional da Gestão em Saúde - Ciclo 2015-2016: Regulamento e Instruções para Candidatura
10Manual de Gestão - Organização, Processos e Práticas de Liderança