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REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE
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A partir do Vol. 17, Nº 66 Janeiro-Março, 2017, a RAS passa a ser publicada exclusivamente on-line no endereço:

cqh.org.br/ras-online
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Artigo Original: 1) Práticas gerenciais em unidades de pronto atendimento no contexto das redes de atenção à saúde; Artigos de Revisão: 1) Gestão da assistência farmacêutica do Brasil: revisão integrativa da literatura; 2) Principais causas de afastamento do trabalho na equipe de enfermagem: revisão integrativa da literatura; Relato de Caso: 1) A gerência de Enfermagem como unidade de apoio às unidades de negócio: relato de experiência
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Artigos Originais: 1) Estratégias para a garantia da integralidade na perspectiva do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica; 2) Programa SOS Emergências: um olhar para a gestão e a experiência para qualificar a emergência; 3) Vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico para instituição de saúde. Relatos de Casos: 1) Cancelamento de cirurgias em um hospital público na cidade de São Paulo; 2) Qualidade da prescrição de medicamentos em Unidade de Pronto Atendimento do Sistema Único de Saúde do Brasil.
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INDICADORES PROAHSA
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Publicação do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV

Acesse Indicadores PROAHSA >>
GESTÃO HOSPITALAR
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2016. Eduardo D'Aguiar
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2105. Burmester, Haino (coordenador da série); Aidar, Marcelo Marinho
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2104. Burmester, Haino (coordenador da série); Moraes, Marlus Volney
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2013. Burmester, Haino
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2013. Hermini, Alexandre Henrique; Fernandes, Jorge Alberto Lopes; Burmester, Haino
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2012. Haino Burmester. Este manual oferece um passo a passo para administrar clínicas e hospitais de maneira sistêmica, integrada e coerente. Aqui, reúnem-se todos os desafios gerenciais com os quais o administrador de um serviço de saúde poderá se defrontar. O conteúdo do livro divide-se em duas partes: a primiera traz a base teórica do modelo de gestão; a segunda transforma os conceitos apresentados em questões objetivas, construindo um roteiro de avaliação e implementação do sistema proposto.
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2012. Haino Burmester. A proposta deste livro é mostrar aos leitores como não fazer mais do mesmo, e sim como fazer as coisas de modo diferente sem aderir a modismos inconsequentes. O autor procura apresentar a liderança como fenômeno organizacional coletivo que não depende de líderes condutores ou servidores de pessoas, já que, segundo ele, a liderança é mais consequência de conceitos organizacionais básicos do que da ação de líderes heróis. O livro está repleto de exemplos de como fazer as coisas acontecerem nas organizações e de como organizar os processos e as práticas da liderança.
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2009. Nos 18 anos de existência do CQH, suas equipes têm tido a oportunidade de conviver com hospitais em várias cidades do Brasil. Com essa experiência, o grupo de avaliadores do CQH tem se caracterizado como um dos mais sólidos núcleos de administradores hospitalares no país. Este Manual de gestão hospitalar do CQH é a divulgação dessa experiência. Por meio de exemplos práticos, enfatiza-se a importância da definição de um modelo de gestão para suas organizações. Destinada a todos os profissionais da área, tais como enfermeiros, fisioterapeutas, administradores, psicólogos, e médicos, a obra traz uma série de exemplos de como se podem administrar os diversos serviços de um hospital com um modelo claro, sistêmico, integrado e coerente.
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2003. O objeto do Livro de Casos Práticos é transpor os conhecimentos técnicos para a prática, de forma a possibilitar ao leitor um melhor entendimento do modelo de gestão, por sinal bem delineado ao Manual de Orientação aos Hospitais Participantes do CQH. O Livro de Casos práticos é o seu irmão gêmeo. Assim, no "Manual" está a teoria, no de "Casos", a prática.
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O Manual de Orientação aos Hospitais Participantes, está dividido em duas partes: na primeira está a descrição do modelo de gestão usado como base metodológica, na segunda está a descrição do modelo de avaliação proposto pelo CQH, e que serve, indiretamente, de roteiro para os hospitais implantarem seu modelo de gestão.
MANUAIS DE INDICADORES
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O Manual de Enfermagem do Núcleo de Apoio a Gestão Hospitalar (NAGEH), nesta segunda edição, propõe oportunizar aos profissionais de saúde a revisão dos indicadores publicados na primeira edição, bem como conhecer novos indicadores passíveis de serem empregados em seus processos de trabalho.
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O NAGEH (Núcleo de Apoio à Gestão Hospitalar) do CQH lançou recentemente um Manual que contém a ficha técnica detalhada de 16 indicadores de enfermagem, sendo seis assistenciais e dez relacionados a recursos humanos. Estes indicadores já estão sendo utilizados pelos hospitais participantes do Programa e trimestralmente são enviados ao CQH para tabulação e apresentação em reuniões específicas do grupo de enfermagem. O Manual está à disposição dos serviços de enfermagem de todos os hospitais brasileiros.
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Apoio:
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MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO - UMA IMPORTANTE INFORMAÇÃO PARA TOMADA DE DECISÃO E NEGOCIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
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