Elaboração e implantação de procedimento de solicitação de medicamentos manipulados personalizados

Ana Carolina Reis Guimarães, Priscila Faria Franca Marostegam, Cleuber Esteves Chaves, Vanusa Barbosa Pinto

Resumo


Resumo: O intuito da farmacotécnica é contribuir com as demais áreas da farmácia hospitalar, para que esta atenda suas atividades de serviço clínico e auxilie o atendimento ao paciente hospitalizado. Para que o paciente possa usufruir de um serviço de qualidade é necessário um sistema gerencial que reconheça suas necessidades e estabeleça padrões para assegurar a satisfação e recuperação do mesmo. Objetivo: Sistematizar o procedimento de solicitação de medicamentos manipulados. Método: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Setor de Manipulação da Unidade de Farmacotécnica Hospitalar. Foi realizada uma reunião com farmacêuticos participantes para apresentação e validação da ferramenta. Posteriormente foi elaborado um procedimento operacional padrão (POP), fluxograma e formulário de solicitação de medicamento manipulado. O mesmo era preenchido pelos farmacêuticos da central de avaliação de prescrição (CAP) e da assistência farmacêutica à internação (AFI) e encaminhado ao setor de manipulação, onde era feita a análise da viabilidade de manipulação do medicamento. Após a avaliação, a resposta era registrada em uma planilha Microsoft Office Excel® e compartilhada com o profissional solicitante. Ao final da pesquisa foi aplicado um questionário de satisfação para os farmacêuticos solicitantes. Resultados: No período de estudo houve um total de 26 solicitações de medicamentos manipulados, os quais foram requisitados em sua maioria pela AFI, representando 58% (15) dos pedidos. A clínica com o maior número de requisições de medicamentos manipulados foi a UTI da Divisão de Clínica Neurológica com 19% (5) das solicitações. A classe farmacoterapêutica mais solicitadas de acordo com a classificação a Anatomical Therapeutic Chemical (ATC) foi a de antibacterianos para uso sistêmico, representando 27% (7) dos medicamentos solicitados.  Dos 26 medicamentos solicitados 81% (21) foram manipulados. O prazo de entrega dos medicamentos variou de 0 a 3 dias, sendo 57% (12) solicitações manipuladas e atendidas no mesmo dia. A via de administração em que houve o maior número de solicitações foi a oral com 38% (8). Os farmacêuticos demonstraram sua opinião quanto a ferramenta utilizada, avaliando atributos presentes no questionário de satisfação. Obteve-se um retorno de 64% dos questionários de satisfação. Destaca-se positivamente a avaliação dos farmacêuticos relacionada aos quesitos presentes no questionário, em que 100% dos farmacêuticos disseram que a ferramenta proposta deve ser implantada na rotina. Conclusão: A análise dos dados deste trabalho permitiu concluir que a ferramenta proposta para solicitação de medicamentos manipulados é considerada satisfatória e atende às expectativas dos usuários, ainda que algumas alterações e ajustes se façam necessárias.

 

PALAVRAS CHAVE: Medicamento manipulado, otimização de processos, farmácia hospitalar, boas práticas de manipulação.


Texto completo:

HTML PDF

Referências


Luiza VL, Tavares NUL, Oliveira MA, Arrais PSD, Ramos LR, da Silva Dal Pizzol LR, et al. Gasto catastrófico com medicamentos no Brasil. Rev Saude Publica. 2016;50(supl 2):15s.

Barbosa CM, Pinto S. Medicamentos manipulados: Que perspectivas?. Farmácia Portuguesa, 2000:123. 54-60.

Barbosa CM. Os medicamentos manipulados em Portugal. Rev ANFARMAG. 2006: 59: 42- 46.

Nascimento EP, Ventura DM, Lima FA, Pereira CR. Estudo fármaco-econômico do perfil de consumo de medicamentos produzidos pelo Setor de Farmacotécnica do Serviço de Farmácia do Hospital Geral de Bonsucesso. Rev. Bras. Farm., 88(2): 74-76, 2007.

Gomes MJVM.Ciências Farmacêuticas: uma abordagem em farmácia hospitalar, 1ª ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2003.

Almeida LMC, Filho APN. Análise das cápsulas manipuladas segundo a RDC 67/2007 da ANVISA/MS para a garantia da qualidade. Rev. Bras. Farm., 91(3):119-25, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RDC n° 67, de 08 de outubro de 2007. Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias. Brasília: Ministério da Saúde; 2007

Nogueira LCL. Gerenciando pela qualidade total na saúde. 4. ed. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial; 2003.

Silva SH. Controle da qualidade assistencial de enfermagem: implementação de um modelo [Tese]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; 1994.

Carpenito LJ. Diagnóstico de Enfermagem e Planejamento do Cuidado. Carpenito LJ. Diagnóstico de Enfermagem: aplicação à prática clínica. 8. ed. Porto Alegre: Artmed; 2002. p. 68-91.

Vargas JO, Almeida AMDP, Vieira JGV, Faria AF. Análise dos procedimentos operacionais padronizados em um centro de distribuição de uma indústria alimentícia. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (EMEPRO). 4. 2008. Ouro Preto, MG. Resumos. Ouro Preto: EMEPRO; 2008.

Nunes PHC, Pereira BMG, Nominato JCS, Albuquerque EM, Silva LFN, Castro IRS, et al. Intervenção farmacêutica e prevenção de eventos adversos.Rev Bras de Ciências Farmacêuticas. (44)4: 661-669,2008.

Ferracini FT, Almeida SM, Locatelli J, Petriccione S, Haga CS. Implantação e evolução da farmácia clínica no uso racional de medicamentos em hosptal terciário de grande porte. Hospital Albert Einstein. São Paulo. (9)4:456-60, 2011.

Malik AM, Schiesari LMC. Qualidade na gestão local deserviços e ações de saúde. v. 3. São Paulo: Faculdade deSaúde Pública da USP; 1998.

Kotler P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5a ed. São Paulo: Atlas; 1998.

Rossi CAV, Slongo LA. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Rev Adm Contemp 1998;2(1):101-25.




DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.71.93

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_______________________________________________

Revista de Administração em Saúde
ISSN 2526-3528 (online)

Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Avenida Brigadeiro Luis Antonio, 278 - 7o andar
CEP 01318-901 - São Paulo-SP
Telefone: (11) 3188-4213 - E-mail: ras@apm.org.br