Satisfação dos usuários da assistência hospitalar: o caso de um hospital público do SUS do estado de Mato Grosso

Paulo Cesar Souza, Carine Figueiredo Ribeiro, Suzana Silva Soares

Resumo


O aumento da qualidade da assistência hospitalar está entre um dos desafios ainda vigentes para o Sistema Único de Saúde brasileiro. A fim de fazer face a esse desafio, uma das estratégias é monitorar a qualidade da assistência por meio de indicadores. Um dos possíveis indicadores é a satisfação dos usuários. Diante disso, este trabalho se propôs a, mediante pesquisa, produzir este indicador de auxílio à gestão. Este trabalho é um estudo de caso com abordagem quantitativa realizado num hospital público do interior de Mato Grosso. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista com uma amostra composta por 31 pacientes. Os dados mostraram que na perspectiva dos pacientes a avaliação do hospital de forma geral não é boa, alcançando somente 35,5% da pontuação máxima possível. Entre as clínicas e entre os diversos itens do questionário as pontuações médias oscilaram, indicando sempre uma situação que requer melhorias. Os resultados permitem visualizar os pontos fortes e fracos do atendimento aos pacientes, devendo os fortes serem maximizados e os fracos minimizados e eliminados.


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DOI: http://dx.doi.org/10.23973/ras.69.63

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